PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: WYNNE PEREIRA NOGUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WYNNE PEREIRA NOGUEIRA
DATA: 13/06/2023
LOCAL: PPGENF
TÍTULO: Uso de Equipamentos de Proteção Individual recomendados entre enfermeiros no contexto da covid-19: uma análise comparativa
PALAVRAS-CHAVES: Equipamentos de Proteção Individual; Enfermeiros; covid-19.
RESUMO: RESUMO: A pandemia de covid-19 ocasionou impactos sociais e econômicos a nível mundial, além do colapso dos sistemas de saúde em alguns países, em decorrência da alta transmissibilidade e do número de infectados. Os profissionais de saúde enfrentaram enormes desafios para o combate ao SARS-CoV-2 e foram considerados grupos de risco, devido ao contato direto com pacientes diagnosticados com a infecção, especialmente, os enfermeiros. Em função da sua transmissibilidade, o uso recomendado de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pelos enfermeiros na assistência direta e em procedimentos geradores de aerossóis a pacientes suspeitos ou diagnosticados com a infecção é uma medida significativa para prevenir a transmissão do SARS-CoV-2 e a diminuição do seu contágio. Em decorrência das diferentes fases da pandemia, as quais dependem das variantes virais, da vacinação, do uso de medidas não farmacológicas e do planejamento dos serviços de saúde, o acesso adequado aos EPI recomendados continua a ser condição essencial para a proteção dos profissionais de saúde, sobretudo os profissionais enfermeiros. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar o uso de EPI recomendados na assistência direta e em procedimentos que geram aerossóis ao paciente com suspeita ou diagnóstico confirmado de covid-19 entre os enfermeiros do estado da Paraíba e seus fatores associados. Trata-se de um estudo transversal, analítico, realizado com enfermeiros do estado da Paraíba. A coleta de dados aconteceu em períodos distintos da pandemia, a primeira no período de 01 de outubro a 31 de dezembro de 2020 e a segunda em 01 de novembro de 2022 a 01 de maio de 2023. Os enfermeiros foram convidados e recrutados de forma online por meio das redes sociais, por meio de uma equipe treinada e capacitada para realização de pesquisas online. Os dados foram coletados por meio de um questionário online, enviado através de um link que dava acesso a plataforma SurveyMonkey®. O questionário foi dividido em seções que contemplava questões de múltipla escolha sobre informações sociodemográficas, ocupacionais, sobre a atuação do enfermeiro e relacionadas a pandemia de covid-19 e sobre a disponibilidade e de uso de EPI. Os dados estão sendo importados e analisados no software estatístico R, versão 4.0.4, e no SPSS (Statistical Package for Social Sciences), versão 20. Todos os preceitos éticos e as normas estabelecidas pela Resolução nº 466/2012 foram respeitadas e seguiu-se as orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual. Os resultados do presente estudo encontram-se em fase de análises.
Presidente - 1626922 - ANA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA
Interno - 009.201.464-06 - BARBARA IANSA DE LIMA BARROSO - UNIFESP