PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: ANA MÁRCIA NÓBREGA DANTAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA MÁRCIA NÓBREGA DANTAS
DATA: 17/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente virtual -
TÍTULO: Análise do conceito simultânea do crescimento e desenvolvimento infantil.
PALAVRAS-CHAVES: Formação de conceito; Crescimento e desenvolvimento; Saúde da criança; Enfermagem.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Objetivo: analisar simultaneamente os conceitos crescimento e desenvolvimento infantil. Método: trata-se de uma análise conceitual, utilizando o método de análise do conceito simultânea, por meio de nove etapas: desenvolvimento do grupo de consenso; seleção dos conceitos a serem analisados; refinamento da abordagem de esclarecimento do conceito; esclarecimento de conceitos individuais; desenvolvimento de matrizes de validade; revisão do esclarecimento do conceito individual; reexaminação de matrizes de validade; desenvolvimento do modelo processual; e apresentação dos resultados da análise do conceito simultânea a pares para crítica. Resultados: inicialmente foram selecionados 89 elementos antecedentes, 77 atributos e 73 consequentes e após discussões e revisão, totalizou 51 elementos para antecedentes, 37 para atributos e 30 para consequentes. Dos 51 antecedentes, 13 são componentes de antecedentes do conceito crescimento, 11 antecedentes do desenvolvimento e 27 antedentes de “crescimento e desenvolvimento”. Elementos como “ baixo peso”, “sobrepeso”, “práticas alimentares”, “atividade física” e “crescimento intrauterino” apareceram associado aos antecedentes de crescimento. Os elementos “estímulo social”, “interação genético-ambiental” e “estímulo a brincadeiras sociais e imaginativas” para os antecedentes de desenvolvimento. Os elementos do “crescimento e desenvolvimento” foram: “determinantes socioeconômicos”, “determinantes culturais”, “fatores paternos e maternos” e “ambiente doméstico”. Os 37 elementos dos atributos foram distribuidos da seguinte forma: 11 para o crescimento, 11 para desenvolvimento e 15 para o crescimento e desenvolvimento. Nos atributos do conceito crescimento pode-se observar “peso para a idade”, estatura”, “perímetro cefálico” e “índice de massa corporal para idade”. Em relação aos atributos de desenvolvimento: “Habilidades para usar a linguagem”, “Habilidade motora fina e grossa” e “Habilidades sensoriais”. Os indicadores de crescimento e desenvolvimento são: “Maturação neurocerebral”, “Maturação corporal” e “Multidimensionais”. Os 30 consequentes foram: 6 para o crescimento, 8 para desenvolvimento e 16 para crescimento e desenvolvimento. Os elementos dos consequentes para o crescimento destacam-se: “Crescimento saudável” e “Identificação no atraso do crescimento”; para o desenvolvimento: “Identificação no atraso do desenvolvimento” e “Capacidade cognitiva”; e os consequentes do crescimento e desenvolvimento foram encontrados: “Crescer e desenvolver dentro dos limites normais”, “Redução da mortalidade” e “Higienização bucal e corporal adequada”. Considerações Finais: os resultados evidenciaram que os conceitos “crescimento e desenvolvimento” são complexos e multidimensionais, sendo possível afirmar que são distintos, passiveis de ser observados suas diferenças, mas também suas semelhanças por meio dos antecedentes, atributos e consequentes.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1212004 - ALTAMIRA PEREIRA DA SILVA REICHERT
Externo à Instituição - GABRIELA LISIEUX LIMA GOMES
Presidente - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARCOS ANTÔNIO GOMES BRANDÃO
Externo à Instituição - NUNO DAMACIO DE CARVALHO FELIX
Externo à Instituição - PRISCILLA ALFRADIQUE DE SOUZA