PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANGÉLICA BARROS ARAÚJO

DISCENTE: ANGÉLICA BARROS ARAÚJO
DATA: 20/07/2023
LOCAL: Ambiente virtual - Link: meet.google.com/uhx-komw-kjz
TÍTULO: A organização do trabalho como fonte geradora de prazer e sofrimento em enfermeiros que atuam em unidades de terapia intensiva: uma análise à luz da psicodinâmica do trabalho
PALAVRAS-CHAVES: Saúde do Trabalhador; Unidades de Terapia Intensiva; Psicodinâmica do Trabalho; Saúde Mental; Enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A atuação do enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva é fundamental para o cuidado e recuperação de pacientes críticos ou em estado terminal, configurando-se pelo envolvimento de desafios e demandas específicas que podem afetar tanto sua saúde mental quanto sua satisfação profissional. Para compreender melhor essa dinâmica e seus efeitos no equilíbrio psíquico do trabalhador, busca-se a Psicodinâmica do Trabalho como campo de estudo para investigar os processos psíquicos e sociais que estão presentes na organização do trabalho, considerando aspectos como prazer, sofrimento e estratégias defensivas. Objetivo: Identificar os aspectos inerentes à organização do trabalho percepcionadas por enfermeiros que atuam em Unidades de Terapia Intensiva. Método: Pesquisa qualitativa e descritiva, realizada em um hospital universitário, localizado no estado da Paraíba. A amostra foi composta por 19 enfermeiros dos setores intensivo adulto, neonatal e pediátrico. A coleta ocorreu através de um formulário semi-estruturado com questões objetivas e subjetivas pertinentes à temática, com análise dos dados por meio da Análise de Conteúdo. Houve apreciação por parte do Comitê de Ética e Pesquisa da instituição, sob parecer n° 5.659.108. Resultados: Emergiram cinco categorias analíticas, que incluem o processo de trabalho dos enfermeiros, as relações interpessoais no ambiente de trabalho, o prazer e o sofrimento no trabalho dos enfermeiros e a utilização de estratégias defensivas individuais e coletivas. Dessas cinco categorias, desdobram-se vinte subcategorias temáticas. Conclusão: Os resultados obtidos proporcionaram uma reflexão sobre as percepções do trabalho dos enfermeiros em unidades de terapia intensiva, abordando o seu sofrimento, prazer e estratégias defensivas. Essas reflexões contribuíram para ampliar o conhecimento da Psicodinâmica do Trabalho nesse contexto específico, evidenciando os processos psíquicos e sociais que envolvem os significados do trabalho para os profissionais.
Presidente - 009.201.464-06 - BARBARA IANSA DE LIMA BARROSO - UNIFESP
Interno - 2287475 - SELENE CORDEIRO VASCONCELOS