PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: GISELE SANTANA PEREIRA CARREIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISELE SANTANA PEREIRA CARREIRO
DATA: 27/07/2023
LOCAL: PPGENF
TÍTULO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA LEVE-DURA PARA AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO TEÓRICO E ATITUDE DE ENFERMEIROS SOBRE LESÃO POR PRESSÃO
PALAVRAS-CHAVES: conhecimento; atitude; enfermeiros; lesão por pressão; estudos de avaliação.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: A falta de conhecimento dos profissionais associada às atitudes negativas contribui para o desenvolvimento de lesões por pressão. O uso de instrumentos fidedignos e válidos é necessário para identificar lacunas e obstáculos e subsidiar ações para o gerenciamento deste agravo. Este estudo objetivou desenvolver uma tecnologia leve-dura para avaliação do conhecimento teórico de enfermeiros sobre lesão por pressão e de atitudes relacionadas à prevenção. Estudo metodológico baseado nos procedimentos teóricos, empíricos e analíticos de Pasquali. A primeira versão do instrumento com 80 itens sobre conhecimento e 18 relacionados a atitude foi analisada por 11 juízes, que avaliaram clareza, pertinência e relevância dos itens, considerando aceitável IVC ³ 0,80. Foram eliminados três itens e um foi adicionado. Na sequência, validação semântica para o critério clareza foi realizada com enfermeiros de um hospital público. Dos 45 instrumentos distribuídos, 22 foram analisados, sendo excluídos dez itens. A nova versão com 68 referentes ao conhecimento e 18 relacionados à atitude foi submetida à etapa empírica, da qual participaram 125 enfermeiros de dois hospitais públicos de João Pessoa. O instrumento foi disponibilizado via on-line por meio de um Google Forms, enviado em grupos virtuais, por email ou Whatsapp. Para análise empírica da subescala de conhecimento, utilizou-se os procedimentos da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que resultou na eliminação de 24 por apresentarem correlação negativa com os escores ou valores dos parâmetros insatisfatórios. Para os 44 itens que permaneceram foram calculados os valores do coeficiente alfa, que variaram entre 0,79 e 0,70, e para a subescala (0,789), considerados altos. A Função de Informação do Teste apontou que o instrumento consegue estimar com eficiência o nível de traço latente entre -4 e 2, com o máximo de informação em -2. Os índices de ajuste do modelo foram RMSEA (0,0172), SRMSR (0,0831) e TLI (entre 0,9726 e 0,9752), com p-valor >0,05, indicando que o ajuste do modelo é aceitável. O nível de conhecimento foi classificado em: -4,0 a -0,750 – totalmente insatisfatório; -0,751 a 0,00 – insatisfatório; 0,01 a 0,800 – pouco satisfatório; 0,801 a 1,280 – satisfatório, e >1,281 – totalmente satisfatório. A Análise Fatorial Exploratória da subescala de atitudes extraiu 6 fatores que explicam 65% da variância total do teste. As cargas fatoriais dos itens variaram de 0,394 a 0,767. Os valores do coeficiente alfa dos itens variaram entre 0,465 a 0,559, e o da subescala foi de 0,515. Os escores foram calculados com variação de 0 (menos desejável) a 2 (mais desejável), em que foi calculada a média (22,29) e a mediana (23), e formados os grupos do percentil 27 com pontuações: até 20 – atitude insatisfatória; 21 a 25 – atitude median; >25 (percentil 73) – atitude satisfatória. O teste de Levene (estatística F 231,6, p-valor<0,001) indicou que os escores médios dos três grupos foram estatisticamente distintos. A tecnologia desenvolvida apresentou evidências de validade baseadas no conteúdo e estrutura interna. Sugere-se que novos estudos sejam realizados com amostras mais representativas e outras evidências de validade sejam investigadas, como as baseadas na relação com variáveis externas e nas consequências de testagem.
Externo à Instituição - ELIZABETH SOUZA SILVA DE AGUIAR
Externo à Instituição - MARIA JULIA GUIMARAES OLIVEIRA SOARES