PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: THAYNARA FERREIRA FILGUEIRAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYNARA FERREIRA FILGUEIRAS
DATA: 31/07/2023
LOCAL: Híbrido (Auditório do CPT) Link:https://meet.google.com/dcr-fehw-mcx
TÍTULO: Evidências psicométricas da Childbirth Self-Efficacy Inventory no contexto paraibano.
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Autoeficácia; Parto; Estudo de Validação; Psicometria.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: sobre a verificação das experiências, por meio da utilização de instrumentos validados, é imprescindível destacar como as gestantes se veem diante do parto vaginal, a partir da observação de que elas possuem uma aceitação mínima e/ou não acreditam em sua capacidade de parir via vaginal. Desse modo, ações e estratégias devem ser utilizadas no acompanhamento das consultas de pré-natal, com o objetivo de promover informações acerca desse contexto e, consequentemente, ter, como resultado, o empoderamento e autoeficácia de gestantes com o parto. Nesse contexto, a utilização da Childbirth Self-Efficacy Inventory possibilita a equipe intensificar o fornecimento de informações e apoio com o intuito de melhoria das experiências de parto. Destaca-se ainda que ao ser observada a baixa autoeficácia, algumas condutas poderão contribuir para a redução das altas taxas de partos cirúrgicos, considerando o uso do instrumento validado e aplicado em diversos países e a sua versão recentemente traduzida e validada para o contexto brasileiro. Objetivo: verificar evidências de validade da versão brasileira da Childbirth Self-Efficacy Inventory em mulheres gestantes de um município paraibano. Nessa direção, defende-se a tese de que a versão brasileira do Childbirth Self-Efficacy Inventory® apresenta estrutura interna e é confiável para mensuração da autoeficácia da gestante frente à experiência de parto em diferentes contextos da região Nordeste. Percurso metodológico: estudo metodológico, de natureza quantitativa, realizado com 310 gestantes em acompanhamento de pré-natal, usuárias das Unidades da Atenção Primária à Saúde do município paraibano. O estudo foi desenvolvido em duas fases, a etapa 1 foi a aplicação do instrumento para avaliação da autoeficácia de gestantes em lidar com a experiência de parto e na fase 2, a análise fatorial exploratória e confirmatória para propor a versão reduzida do instrumento. As participantes foram abordadas nas salas de espera dos atendimentos de pré-natal nas unidades de saúde. Foi aplicado o Childbirth Self-Efficacy Inventory, por autopreenchimento, instrumento traduzido e validado no Brasil e composto por 62 itens, em quatro domínios, com o intuito de medir a confiança de gestantes em sua capacidade de lidar com o parto. Após a resposta do instrumento, os dados foram analisados a partir da estatística descritiva e inferencial, organizados, codificados, importados e processados por pacote estatístico e apresentados em forma de tabelas e gráficos. A pesquisa obedeceu a todas as normas éticas regidas pela Resolução 466/2012, 510/2016 e 564/2017, do Conselho Nacional de Saúde. O projeto foi encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba após autorização e anuência da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, sendo aprovado em junho de 2022, sob o parecer Nº 5.496.482. Resultados: os principais resultados da I fase do estudo indicaram a percepção de autoeficácia das gestantes é similar para o período ativo do trabalho de parto e para o período expulsivo. Entretanto, quando se trata da divisão a partir da mediana, a maior parte das gestantes pontuou acima da mediana, apresentando uma boa percepção de autoeficácia. Os resultados obtidos a partir das análises fatoriais exploratória e confirmatória evidenciaram uma possibilidade de estrutura para a versão reduzida da CBSEI, em consonância ao contexto pesquisado. A estrutura é proposta em uma concepção do trabalho de parto ativo e período expulsivo como um período contínuo e consta de 32 itens. Conclusões: o estudo alcançou o objetivo proposto de verificar a evidência de validade da versão brasileira da Childbirth Self-Efficacy Inventory em mulheres gestantes de um município paraibano. Os resultados confirmaram a hipótese de que a versão brasileira do Childbirth Self-Efficacy Inventory® apresenta estrutura interna e é confiável para mensuração da autoeficácia da gestante frente à experiência de parto em diferentes contextos da região Nordeste. De forma geral, a avaliação das propriedades psicométricas demonstrou que o CBSEI sustentou as características da versão original, demonstrando a força dos resultados e a sua habilidade de medir satisfatoriamente a autoeficácia de gestantes frente à experiência de parto.
Externo ao Programa - 2222698 - FERNANDA MARIA CHIANCA DA SILVA
Externo à Instituição - GIOVANNA KARINNY PEREIRA CRUZ DE ANDRADE