PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYANE EMILLY NEVES VIANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYANE EMILLY NEVES VIANA
DATA: 23/11/2023
LOCAL: Formato remoto - videochamada: https://meet.google.com/pss-oxcg-qch
TÍTULO: Implicações da Mamoplastia Masculinizadora para a Saúde Mental de Homens Transgêneros
PALAVRAS-CHAVES: Saúde Mental, Pessoas Transgêneros, Cirurgia de Afirmação de Gênero.
RESUMO: Introdução: O sofrimento mental de pessoas transgênero é primordialmente causado pela angústia que resulta da incongruência entre o gênero de nascimento e o da sua identidade vivenciada, além da experiência de discriminação existente na sociedade. Em relação aos homens transgêneros, obter características corporais correlacionadas ao gênero masculino são importantes para que se estabeleça uma relação de bem estar físico, psíquico e social. As cirurgias masculinizadoras são essenciais na construção da afirmação de gênero e consequentemente na saúde de homens transgêneros. Para tanto, questiona-se: Quais são as implicações da mamoplastia masculinizadora para a saúde mental de homens transgêneros? Objetivos: Analisar a partir da ótica de homens transgêneros, as implicações corporais e psicossomáticas da mamoplastia masculinizadora e compreender como essas alterações interferem na saúde mental Método: Trata-se de um estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa, utilizando a amostragem em Bola de Neve, sendo realizadas 13 entrevistas semiestruturadas que ocorreram de forma presencial e remota. Os dados foram organizados e analisados por meio Técnica de Análise de Conteúdo Modalidade Temática de Bardin. Resultados Preliminares: Em relação a caracterização dos integrantes do estudo, encontram-se na faixa etária entre 24 e 45 anos; majoritariamente ainda não realizaram a cirurgia, residem na Paraíba; se autodeclaram brancos; possuem superior incompleto, trabalham com vínculo formal, declaram ser heterossexuais e pansexuais, estão em união estável e residem com seus cônjuges. Para análise e interpretação dos resultados, foram determinadas a posteriori, 5 categorias temáticas que agrupam e destacam dados relevantes de acordo com os objetivos do estudo. As categorias denominam-se: O corpo imposto socialmente; O corpo e a pluralidade de sentimentos; Liberdade que aprisiona; Novas Masculinidades; Barreiras e Acesso à Saúde no seu conceito ampliado.
Externo ao Programa - 1646154 - ANNA LUIZA CASTRO GOMES
Interno - 009.201.464-06 - BARBARA IANSA DE LIMA BARROSO - UNIFESP