PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA DAS CHAGAS ALVES DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA DAS CHAGAS ALVES DE ALMEIDA
DATA: 20/11/2023
LOCAL: Híbrido - PPGENF e https://meet.google.com/dby-imqg-cuz
TÍTULO: Protocolo de atendimento em enfermagem forense a mulheres em situação de violência
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem Forense; Mulher; Violência; Cuidado de Enfermagem; Protocolo de atendimento; Tecnologia em Saúde.
RESUMO: Introdução: A violência contra a mulher destaca-se pelos aspectos cultural, contextual, histórico e elevadas taxas de incidência e prevalência. Ainda se observa que enfermeiros têm apresentado dificuldades para assistirem a mulheres em situação de violência, não prestando o atendimento adequado. Objetivo: Elaborar com evidências de validade um protocolo de atendimento em enfermagem forense a mulheres em situação de violência. Método: Estudo metodológico, abordagem quantitativa, dividido em três etapas. A primeira refere-se a uma revisão de escopo que teve como objetivo mapear as práticas assistenciais forenses realizadas por enfermeiros a mulheres em situação de violência. A segunda foi a elaboração do protocolo e a terceira a sua validação, feita por 17 enfermeiros selecionados pelo método de Delphi. A análise deu-se pelo Coeficiente de Validade de Conteúdo, Coeficiente de Correlação Intraclasse e Appraisal of Guidelines for Research and Evaluation II. Os índices considerados aceitáveis foram aqueles iguais ou superiores a 0,80. O estudo obedeceu à Resolução 466/2012 e ao Ofício 02/2021, foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob Certificado de Apresentação de Apreciação Ética 30908820.90000.5188. Resultados: O corpus da revisão de escopo foi de 28 documentos, sendo a maioria artigos, publicados em 2021 e no Brasil. A partir desses dados, emergiram cinco grupos de práticas assistenciais com as respectivas atividades/intervenções: prevenção da violência contra a mulher; identificação da violência contra a mulher, intervenções à mulher em situação de violência, encaminhamentos e acompanhamento das mulheres em situação de violência, destacando-se as práticas: acolhimento; estabelecimento de vínculo; exame físico; coleta de sangue; notificação no Sistema de Informação de Agravo de Notificação; e orientações e apoio à mulher sobre registro policial, antirretrovirais e uso de preservativos. O conteúdo do protocolo obteve coeficiente de validade de conteúdo 0,97, coeficiente de correlação intraclasse maior que 0,87 e o Appraisal of Guidelines for Research and Evaluation II 0,94. Conclusão:
Externo à Instituição - ALBINO MANUEL MARQUES FERREIRA GOMES
Interno - 1631937 - KATIA NEYLA DE FREITAS MACEDO COSTA