PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ESTER MISSIAS VILLAVERDE ANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ESTER MISSIAS VILLAVERDE ANTAS
DATA: 07/12/2023
LOCAL: PPGENF
TÍTULO: Conhecimento, Atitude e Prática de enfermeiros sobre autocuidado em Hanseníase: Tecnologia de gestão na atenção primária à saúde
PALAVRAS-CHAVES: Hanseníase; Autocuidado; Atenção Primária à Saúde; Educação em Saúde; Estudo de validação; Enfermagem.
RESUMO: Introdução: A hanseníase é uma doença transmissível, incapacitante, mutilante, e está associada ao adoecimento lento e progressivo. Torna-se cada vez mais importante implementar ferramentas gerenciais na Atenção Primária à Saúde para subsidiar a Educação Permanente em Saúde e aperfeiçoar às orientações de autocuidado no processo de trabalho dos enfermeiros para prevenir incapacidades e deformidades das pessoas com hanseníase. Objetivos: Desenvolver uma tecnologia gerencial para implementação de Educação Permanente em Saúde para enfermeiros da Atenção Primária à Saúde, voltada às orientações de autocuidado com a face, mãos e pés em pessoas com hanseníase; Construir e testar a validade de conteúdo de tecnologia leve dura para avaliar o conhecimento, atitude e prática de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde quanto às orientações de autocuidado da face, mãos e pés em pessoas com hanseníase; Caracterizar o conhecimento, a atitude e a prática dos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde sobre orientações de autocuidado com a face, mãos e pés em pessoas com hanseníase segundo os critérios de adequabilidade e inadequabilidade; Evidenciar os nós críticos identificados como inadequabilidade do conhecimento, atitude e prática de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde quanto às orientações de autocuidado com a face, mãos e pés em pessoas com hanseníase; Estruturar proposta de implementação de Educação Permanente em Saúde para enfermeiros da Atenção Primária à Saúde voltada às orientações de autocuidado com a face, mãos e pés em pessoas com hanseníase; Método: Pesquisa com dois métodos e três etapas operacionais. A presente pesquisa perpassou por duas abordagens metodológicas e três etapas operacionais. Etapa 1 - estudo metodológico com o desenvolvimento e validação de tecnologia leve dura intitulada Conhecimento, atitude e prática sobre autocuidado em hanseníase; Etapa 2 - estudo avaliativo do tipo inquérito Conhecimento, Atitude e Prática, que obteve os escores a partir da aplicação da tecnologia leve dura para caracterizar o conhecimento, a atitude e a prática de 69 enfermeiros da Atenção Primária a Saúde de João Pessoa/Paraíba/Brasil quanto às orientações de autocuidado com a face, mãos e pés de pessoas com hanseníase; Etapa 3 - proposto uma tecnologia gerencial para Atenção Primária à Saúde como estratégia de implementação de Educação Permanente em Saúde para enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de João Pessoa, voltada às orientações de autocuidado com a face, mãos e pés de pessoas com hanseníase. Foram aplicadas técnicas de estatística descritiva e inferencial, os testes foram processados com Intervalo de Confiança de 95%. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa CAAE nº 62966722.5.0000.5188 e parecer número 5.655.957. Resultados: O instrumento apresentou Índice de Validade de Conteúdo Global satisfatório para os critérios de Clareza (Delphi I - IVCI = 0,89; Delphi II – IVCI = 0,96) e Relevância (Delphi I -IVC = 0,98; Delphi II – IVC = 0,98) concernente as dimensões Conhecimento, Atitude e Prática. No estudo avaliativo evidenciou nós críticos como inadequabilidade do conhecimento, atitude e prática sobre às orientações de autocuidado com a face, membros superiores, membros inferiores em pessoas com hanseníase. Posteriormente, foi estruturado planos de ação para implementação de Educação Permanente em Saúde para enfermeiros da Atenção Primária à Saúde voltada às orientações de autocuidado com a face, mãos e pés em pessoas com hanseníase.
Externo à Instituição - EMANUELLE MALZAC FREIRE DE SANTANA
Externo à Instituição - MARIA JULIA GUIMARAES OLIVEIRA SOARES