PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNIELY RODRIGUES SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNIELY RODRIGUES SOARES
DATA: 17/11/2023
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/pbe-ahik-qnq
TÍTULO: USO DE TELAS DIGITAIS POR CRIANÇAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM MÉTODOS MISTOS
PALAVRAS-CHAVES: Cuidadores; Desenvolvimento Infantil; Educação em Saúde; Tempo de Tela; Vulnerabilidade Social.
RESUMO: Introdução: As crianças utilizam telas digitais, interativas e não interativas, cada vez mais cedo e em todos os lugares. O uso exacerbado das telas digitais por crianças em vulnerabilidade social poderá acentuar os prejuízos de uma realidade que já não é tão favorável ao pleno desenvolvimento na primeira infância, devendo ser uma preocupação da sociedade que almeja assegurar a todos o desenvolvimento integral na primeira infância. Portanto, acredita-se que uma intervenção educativa com cuidadores de crianças na fase pré-escolar proporcionará novos conhecimentos sobre a importância de uma rotina saudável do uso de telas por crianças e, por conseguinte, novas práticas frente ao uso de telas digitais. Objetivo: Analisar o uso de telas digitais por crianças em vulnerabilidade social e os resultados de uma intervenção educativa com seus cuidadores. Método: Estudo de métodos mistos, de abordagem intervenção/experimental de métodos mistos, que será desenvolvido em Centros Municipais de Educação Infantil de João Pessoa, Paraíba, Brasil. A população do estudo consistirá em cuidadores de pré-escolares matriculados nas creches. A pesquisa será desenvolvida em três etapas: 1ª Etapa: Vertente quantitativa - Aplicação de instrumento quantitativo com os cuidadores de crianças matriculadas nas creches e mensuração de medidas antropométricas; 2ª Etapa: Intervenção Educativa com cuidadores das crianças; 3ª Etapa: Vertente qualitativa – Grupo focal com os cuidadores de crianças que participaram da Intervenção Educativa. Para a análise dos dados quantitativos, será utilizada a estatística descritiva e inferencial e para a análise dos dados qualitativos será adotada a Análise Temática Indutiva. Os dados serão interpretados à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano e da Teoria Interacional do Uso Problemático da Mídia na Infância. O projeto guarda-chuva foi aprovado pelo Comitê de Ética sob parecer nº 5.810.272 e Certificado de Apresentação de Apreciação Ética 64637322.1.0000.5188.
Presidente - 1212004 - ALTAMIRA PEREIRA DA SILVA REICHERT
Externo ao Programa - 1742550 - ELIANE ROLIM DE HOLANDA