PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLÁUDIA GOMES VIANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLÁUDIA GOMES VIANA
DATA: 29/11/2023
LOCAL: Núcleo de Estudo e Pesquisa em Bioética e Cuidados Paliativos - NEPBCP
TÍTULO: CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOPEDIATRIA: ESTUDO COM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM À LUZ DO PROCESSO CLINICAL CARITAS VERITAS DE JEAN WATSON
PALAVRAS-CHAVES: Criança; Cuidados Paliativos; Oncologia; Pediatria; Teorias de Enfermagem.
RESUMO: Os cuidados paliativos devem ser iniciados a partir do diagnóstico do câncer infantil, pelo fato de objetivar o alcance do bem-estar em todas as dimensões humanas, independente do alcance da cura. Nessa direção, a Teoria de Jean Watson destaca-se como um referencial teórico capaz de subsidiar a equipe de enfermagem a assistir a criança e sua família de modo integral, considerando todas as particularidades que surgem diante do enfrentamento de uma doença incurável. A presente tese foi estruturada em 4 artigos. O primeiro, revisão integrativa, objetivou analisar as evidências científicas sobre o cuidado pediátrico à luz da Teoria de Jean Watson. O segundo, estudo reflexivo, objetivou de refletir sobre os cuidados paliativos em oncopediatria a partir do referencial teórico proposto por Jean Watson. O terceiro, qualitativo, desenvolvido com 18 enfermeiras assistenciais, objetivou analisar o discurso de enfermeiras assistenciais sobre cuidados paliativos prestados no contexto oncopediátrico, a partir dos elementos do Processo Clinical Caritas Veritas. Os dados foram analisados com apoio do software Iramuteq. O quarto, envolveu 87 profissionais de enfermagem e teve os dados coletados a partir do instrumento Caring Factor Survey– Care Provider Version, na versão reduzida, adaptado culturalmente para o idioma português. Para análise, adotou-se programa SPSS - versão 24, testes estatísticos não-paramétricos: ꭓ2 de aderência, ꭓ2 de Pearson, Teste de Mann-Whitney U. O nível de significância adotado foi 5% para todas as análises. O terceiro e o quarto artigo foram desenvolvidos em dois hospitais referência no tratamento do câncer pediátrico, sendo um situado no município de João Pessoa e outro no município de Campina Grande, os quais só foram iniciados após aprovação dos Comitês de Ética do Centro de Ciências da Saúde, sob CAAE de no 64726122.7.0000.5188 e do Comitê de Ética do Hospital Universitário Alcides Carneiro, sob CAAE de no 64726122.7.3001.5182. A pesquisa feita com enfermeiros demonstrou que os elementos do Processo Clinical Caritas são utilizados na ação de cuidar de crianças com câncer e sua família. O estudo desenvolvido com profissionais de enfermagem revelou que importantes aspectos do cuidado condizentes com os elementos Processo Clinical Caritas são incorporados na assistência oncopediátrica, visto que as respostas concordantes foram as mais comuns nas entrevistas e estatisticamente maiores que as respostas discordantes (com p<0,001 de significância). Conclui-se que os profissionais de enfermagem fazem uso dos elementos do Processo Clinical Caritas ao cuidarem de crianças com câncer em assistência paliativa e seus familiares.
Externo ao Programa - 2380681 - ADRIANA MARQUES PEREIRA DE MELO ALVES
Externo à Instituição - CARLA BRAZ EVANGELISTA