PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: BIANKA NÓBREGA FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BIANKA NÓBREGA FERNANDES
DATA: 06/12/2023
LOCAL: PPGENF
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS – SEGUNDA FASE
PALAVRAS-CHAVES: Aplicativos móveis; Cuidadores de idosos; Tecnologia da Informação e Comunicação; Lesão por pressão; Design Instrucional Contextualizado.
RESUMO: Objetivo: Desenvolver e avaliar uma aplicação web sobre prevenção de lesão por pressão voltada para cuidadores de idosos. Método: Estudo metodológico, envolvendo desenvolvimento de tecnologia educativa com o objetivo de prevenir LP em idosos acamados ou com restrição de movimentos, voltado para cuidadores de idosos. A aplicação web foi desenvolvida utilizando a metodologia de Design Instrucional Contextualizado (DIC), dando sequência as etapas de desenvolvimento, implementação e avaliação. A aplicação web foi desenvolvida para funcionar em navegadores de celulares, tablets e computadores com acesso à internet. A etapa de implementação da aplicação web ocorrerá com os cuidadores formais de idosos em ILPIs, adotando uma amostra de 8 a 15 participantes. Será solicitado o uso da aplicação web por um período de 15 dias, e um novo encontro será agendado para o 15º dia para aplicação do questionário System Usability Scale, para avaliação da usabilidade da aplicação. Resultados preliminares e discussão: O desenvolvimento da aplicação web foi realizado em conjunto com um aluno do curso de graduação em Ciências da Computação, orientado por um professor do Centro de Informática. Durante esta etapa foram realizadas reuniões periódicas com os membros da equipe de pesquisa para testar as funções da aplicação e proceder os ajustes necessários. As modificações e correções realizadas foram dispostas em quadros. No que concerne as limitações, os testes realizados com diferentes aparelhos celulares mostraram que o sistema operacional iOS do iPhone 11 e modelos mais recentes não possui suporte para notificações. A implementação e avaliação da aplicação web serão realizadas após aprovação do CEP. Considerações finais: Em desenvolvimento.
Interno - 2934188 - MAILSON MARQUES DE SOUSA
Externo ao Programa - 2777570 - RAONI KULESZA