PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: WALLISON PEREIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALLISON PEREIRA DOS SANTOS
DATA: 20/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/zuy-hkzo-viv
TÍTULO: EFEITO DE APLICATIVO MÓVEL NO CONHECIMENTO E AUTOCUIDADO DE PESSOAS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: ESTUDO QUASE-EXPERIMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Insuficiência Cardíaca; Autocuidado; Conhecimento; Aplicativos móveis; Tecnologia em Saúde; Enfermagem.
PÁGINAS: 71
RESUMO: Introdução: A utilização de intervenções educativas tecnológicas no favorecimento do conhecimento e autocuidado para pacientes com insuficiência cardíaca tem se mostrado uma ferramenta eficaz. A adesão a comportamentos de autocuidado pode mitigar índices de hospitalizações, morbimortalidade e melhorar a qualidade de vida. Objetivo: Avaliar o efeito do uso do aplicativo móvel “Tum-Tum”, no conhecimento e autocuidado de pessoas com insuficiência cardíaca. Método: Estudo com delineamento quase-experimental, de grupo único, do tipo antes e depois fundamentado na Teoria da Situação Específica do Autocuidado na Insuficiência Cardíaca. A pesquisa foi realizada no ambulatório de cardiologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba. As seguintes variáveis foram investigadas: perfil sociodemográfico e clínico a partir de instrumento voltado a pessoas com insuficiência cardíaca, construído no Grupo de Pesquisa em Doenças Crônicas; Questionário de conhecimento sobre a insuficiência cardíaca versão Brasileira; e nível de autocuidado em Insuficiência Cardíaca através do Self-Care of Heart Failure Index, apresentadas sob a forma de estatística descritiva. Follow-up se deu após a instalação do aplicativo “Tum-Tum” e utilização em 60 dias. Após 15 e 30 dias da etapa de instalação do aplicativo receberam ligação telefônica para sanar possíveis dúvidas e dificuldades relacionadas estritamente à operacionalização do aplicativo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Lauro Wanderley, sob parecer de nº 6.417.699. Resultados: Dados preliminares pré-intervenção (T0), apontam que a maioria dos participantes são do sexo feminino, pardo, com residência no município de João Pessoa, casados/união estável, aposentados, católicos, moram com o cônjuge, possuem de um a dois salários mínimos, com média de 57 anos de idade e 7,5 anos de estudo. Com relação às características clínicas, apresentam fração de ejeção de ventrículo esquerdo reduzida e insuficiência cardíaca de etiologia isquêmica. Em relação ao nível de literacia, a média de pontos foi de 28, enquanto o escore sobre o conhecimento relacionado a doença foi de 7,47. O nível de autocuidado foi considerado inadequado. Considerações preliminares: Mediante o exposto é possível identificar que o perfil sociodemográfico, clínico, de conhecimento e de autocuidado dos participantes em T0 pode ser considerado como altamente dependente de intervenções de cunho educacional para que se possa alcançar elevações dos níveis de conhecimento e autocuidado, e em consequência, melhora na qualidade de vida.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALCIDES VIANA DE LIMA NETO
Externo ao Programa - 2526011 - ANGELA AMORIM DE ARAUJO
Externo à Instituição - DANILO DONIZETTI TREVISAN
Interno - 1631937 - KATIA NEYLA DE FREITAS MACEDO COSTA
Presidente - 2934188 - MAILSON MARQUES DE SOUSA