PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAIANA BEATRIZ DE LIRA E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAIANA BEATRIZ DE LIRA E SILVA
DATA: 19/12/2023
LOCAL: PPGENF - sala 03
TÍTULO: Desvelando as bases pedagógicas do processo de formação de cuidadores formais de idosos
PALAVRAS-CHAVES: Pessoa idosa; cuidadores; formação profissional
RESUMO: Objetivo: Conhecer o Estado da Arte do curso Técnico em Cuidado de Idosos no Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CPT-ETS-UFPB), desvelando as bases pedagógicas do seu processo de formação e inserção no processo de trabalho. Método: estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa que coletou detalhes dos fenômenos formativos de força de trabalho utilizando estes dados para compreender as condições e práticas existentes neste campo além de sugerir planos para melhorar a formação profissional na atenção à saúde. Este estudo foi fundamentado nas bases teórico-metodológicas da Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva (TIPESC) de autoria da Prof. Dra. Emiko Yoshikawa Egry. Os dados qualitativos foram analisados a luz da técnica da Análise de Discurso, na vertente proposta por Fiorin. Resultados preliminares e discussão: realizado em conjunto com Docentes, Discentes e Egressos do curso Técnico em Cuidado de Idosos no Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CPT/ETS/UFPB). Gerando categorias de acordo com os temas discutidos. Considerações finais: Em desenvolvimento.
Externo ao Programa - 1024481 - AURILENE JOSEFA CARTAXO DE ARRUDA CAVALCANTI
Presidente - 338322 - MARIA DAS GRACAS MELO FERNANDES