PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: THALYS MAYNNARD COSTA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THALYS MAYNNARD COSTA FERREIRA
DATA: 26/02/2024
LOCAL: sala 3 PPGENF
TÍTULO: PERFIL E ESTRATIFICAÇÃO DO RISCO CLÍNICO FRENTE A APLICABILIDADE DE UM INSTRUMENTO A CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS HOSPITALIZADAS
PALAVRAS-CHAVES: Pesquisa Metodológica em Enfermagem. Processo de Enfermagem. Cuidados de Enfermagem. Enfermagem Pediátrica.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: o processo de enfermagem requer conhecimento científico para ser executado, além de uma boa condução clínica, partindo sempre das necessidades humanas que o indivíduo evidencia, levando em consideração a individualidade do ser enquanto portador de um quadro de saúde conturbado. A utilização de instrumentos, considerados tecnologias essenciais para o alcance da qualidade e aprimoramento do cuidar em pediatria, vem sendo alvo de estudos com seus respectivos objetos voltados ao crescimento e consolidação das práticas da enfermagem. Objetivo: analisar a partir da aplicação de um instrumento validado o processo de estratificação de risco e estruturação do perfil clínico assistencial de crianças de 0 a 5 anos hospitalizadas. Método: estudo metodológico, fundamentado em uma abordagem quanti-qualitativa. Fizeram parte do estudo uma amostra de 220 crianças, com idade de 0 a 5 anos, hospitalizadas em clínica pediátrica de três instituições de referência no atendimento pediátrico em João Pessoa e, 27 enfermeiros, atuantes nas referidas clínicas pediátricas que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Etapas operacionais do estudo: 1) avaliação da acurácia do instrumento; 2) delineamento do risco e perfil clínico; 3) aplicabilidade do instrumento por enfermeiros e a percepção destes acerca do processo. A análise dos dados quantitativos deu-se por estatística descritiva, sob auxílio do software SPPSS (Statistical Package for the Social Sciences) – versão 20.0 e, analítica, por meio da Regressão Logística, sob análise mediada pela criação de um modelo de regressão binário. Os dados qualitativos foram submetidos à analise lexicográfica, por meio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes Et de Questionnaires (IRAMUTEQ), pela Estatística Textual Clássica e Classificação Hierárquica Descendente (CHD), bem como os discursos foram submetidos à Análise do Conteúdo. A pesquisa atendeu os requisitos éticos e legais do estudo com seres humanos, preconizados na Resolução nº 466/12, bem como o preceituado na Resolução COFEN nº 564/2017 que diz respeito ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Lauro Wanderley, tendo como número do protocolo 5.899.309, além de ser aprovado pela Rede Pesquisa, EBSERH. Resultados: alcançou-se a acurácia do instrumento a partir do Coeficiente de Correlação Intraclasses (CCI), com valor de 71,4% de concordância interjuízes, substancialmente alcançado (0,969), classificado como excelente, comprovando acurácia. Delineou-se um perfil clínico prevalente, abordando síndromes estabelecidas conforme necessidades humanas básicas alteradas, identificando prevalência numérica das síndromes respiratórias, gastrointestinais, urinárias e neurológicas. No contexto do risco clínico, a partir da aplicação do modelo de regressão logística, foram criados grupos classificatórios conforme escores de risco clínico: baixo risco (0-25), risco moderado (25-66) e elevado risco (66-150), diante de uma amostra com perfil de risco baixo a moderado e, por sua vez, 12 variáveis preditoras do risco elevado foram evidenciadas, demonstrando-se validade mensuratória quanto ao risco clínico sob p-valor <0,05, coeficiente de Nagelkerke (K²) 91,5% e Odds Ratio satisfatório, esclarecendo o efeito e poder de explicação do modelo. Quanto à análise dos discursos dos enfermeiros entrevistados, gerou-se dois subcorpos, seis classes e quatro subcategorias, denominadas: histórico de enfermagem e o instrumento para coleta de dados pediátricos: ferramenta norteadora; processo de enfermagem e as suas ferramentas de execução; a pediatria e as suas particularidades: aplicabilidade do instrumento a crianças de 0 a 5 anos; informatização e as melhorias do cuidado: nuances assistenciais. Conclusão: o instrumento mostrou-se acurado e dotado de variáveis capazes de, a partir da análise clínica, contribuir com o delineamento das características clínicas da criança de 0 a 5 anos hospitalizada e, também, estratificar o risco clínico a partir das variáveis preditoras do risco elevado.
Externo à Instituição - CARLA LIDIANE JACOME DO SANTOS
Externo à Instituição - GABRIELA LISIEUX LIMA GOMES