PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: DEBORAH HELENA BATISTA LEITE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORAH HELENA BATISTA LEITE
DATA: 28/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: PPGENF
TÍTULO: TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM PESSOAS IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS: FERRAMENTA PARA GESTÃO DO CUIDADO EM ENFERMAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Teoria de Enfermagem; Instituição de Longa Permanência para Idosos; Tecnologia Educacional; Prevenção de Acidentes; Acidentes por Quedas.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A institucionalização da pessoa idosa representa um fator de risco para quedas, pois a mudança abrupta do ambiente familiar para um ambiente desconhecido pode ocasionar alterações cognitivas, psicológicas e até mesmo funcionais. Objetivo: Desenvolver uma tecnologia educativa sobre prevenção de quedas em pessoa idosa institucionalizada, baseada nos modos adaptativos da Teoria Adaptativa de Callista Roy para a educação permanente da equipe de Enfermagem. Método: Estudo metodológico de desenvolvimento tecnológico, realizado em quatro etapas: Revisão Integrativa da Literatura e Análise de descrição da Teoria de Callista Roy, pelo modelo de Meleis; Diagnóstico Situacional por meio de técnica de Grupo Focal com a equipe de enfermagem que trabalha em Instituição de Longa Permanência para Pessoa Idosa, elaboração de Tecnología Educativa; e Validação de conteúdo e aparência da tecnologia por juízes especialistas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer no 5.982.356. Resultados: Programas de exercícios, avaliações contínuas da capacidade funcional e cognitiva, revisão cuidadosa da medicação, e melhorias nas condições do ambiente físico das instituições foram intervenções identificadas na revisão de literatura. A Teoria Adaptativa de Callista Roy, compreende os construtos: adaptação, mecanismos de enfrentamento e modos adaptativos. Por meio do diagnóstico situacional, foi possível elencar com as equipes de enfermagem os fatores de risco para acidentes por quedas, relacioná-los com os modos adaptativos de Roy e escolher qual a tecnologia mais adequada para as necessidades do grupo. Foi elaborado e validado um fluxograma de processo que possui o intuito de auxiliar as equipes de enfermagem nas orientações para prevenção de quedas dentro do serviço, seja para profissionais recém contratados, seja para os familiares e até mesmo para a pessoa idosa residente. Conclusão: a Tecnologia Educativa para a Prevenção de Quedas apresentada neste trabalho demonstra ser uma ferramenta promissora para aprimorar a gestão do cuidado em enfermagem em instituições de longa permanência para idosos. Ao alavancar a tecnologia de fluxograma, este estudo contribui não apenas para a prevenção de quedas, mas também para a evolução das práticas de enfermagem em prol da promoção da saúde e qualidade de vida de pessoas idosas institucionalizadas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Interno - 1222702 - SIMONE HELENA DOS SANTOS OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1612532 - SUSANNE PINHEIRO COSTA E SILVA