PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LUCIANA MARIA BERNARDO NOBREGA

DISCENTE: LUCIANA MARIA BERNARDO NOBREGA
DATA: 29/02/2024
LOCAL: PPGENF
TÍTULO: Repercussões da pandemia da Covid-19 no cuidado contínuo de pessoas com HIV ou aids: análise de indicadores de manejo clínicos e terapêuticos
PALAVRAS-CHAVES: HIV, síndrome da imunodeficiência adquirida, Covid-19, Indicadores de saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: O foco da atenção à saúde sobre o enfrentamento da covid-19, desacelerou abruptamente a expansão dos programas de combate ao HIV/Aids a partir de 2020, observando-se diminuição da oferta de consultas, testes rápidos, medicamentos antirretrovirais, e exames para monitoramento clínico, além de mudanças nas atividades de educação em saúde e processos assistenciais inerentes ao cuidado contínuo. A avaliação de indicadores clínicos e terapêuticos de pessoa com HIV e aids nos períodos pré e durante a pandemia da covid-19, poderá subsidiar rearranjos programáticos com vistas a oferta de cuidado qualificado, com foco sobre a prevenção e manejo de eventos negativos da infecção/doença, frente a persistência do risco de contaminação pelo SARS-cov-2, suas repercussões clinicas e o surgimento de novas variantes virais. Objetivo: Analisar as repercussões da pandemia da Covid-19 no cuidado contínuo de pessoas com HIV ou aids, considerando indicadores de manejo clínico e terapêutico. Método: Estudo transversal retrospectivo, descritivo e analítico, desenvolvido em Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids do município de João Pessoa – Paraíba, envolvendo 285 pessoas diagnosticadas com HIV ou aids de 2007 a 2016 e em acompanhamento no serviço. Os dados foram coletados de junho a setembro de 2023, utilizando-se de fonte prontuários e um questionário; e analisados através de recursos da estatística descritiva, além de teste Qui-quadrado, teste de Wilcoxon, testes de uma proporção e igualdade de duas proporções, e modelo multivariado de Análise de Correspondência Múltipla. Resultados: Verificou-se, dentre os participantes, predominância do sexo masculino, homens cisgêneros, faixa etária de 40 a 59 anos, procedentes de outros municípios, solteiros, heterossexuais, pardos, com ensino médio completo e laboralmente ativos. Em relação aos hábitos de vida, dentre os que faziam uso de álcool, drogas ilícitas e tabaco, não houve diferença do padrão de consumo quando comparados os períodos em análise. O abandono de acompanhamento clínico destacou-se como desfecho negativo da pandemia, assim como foram observadas associações entre abandono de tratamento medicamentoso, do acompanhamento clínico e adoecimento por covid-19, ao sexo feminino, idade maior que 60 anos, residentes em João Pessoa, heterossexuais, casados/união estável e nível médio de escolaridade. Verificou-se baixa ocorrência da coinfecção HIV/Covid-19, e ocorrência de manifestações clínicas leves e equivalentes às encontradas na população em geral. Conclusão: A repercussão da pandemia da covid-19 no cuidado de pessoas com HIV ou aids ocorreu na dimensão da retenção das pessoas ao cuidado continuo, como reflexo de medidas emergenciais contra o novo coronavírus em contexto de produção de cuidado presencial. Ressalta-se a necessidade de iniciativas de melhoramentos nas dimensões profissional e organizacional da gestão do cuidado, sobretudo de grupos identificados nas associações deste estudo, haja vista as novas variantes da covid-19 e as possibilidades de novas pandemias com potencial de comprometer o enfrentamento do HIV e aids.
Externo ao Programa - 6331987 - JOAO AGNALDO DO NASCIMENTO
Interno - 2934188 - MAILSON MARQUES DE SOUSA