PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: RAYANE EMILLY NEVES VIANA

DISCENTE: RAYANE EMILLY NEVES VIANA
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/ujd-pxba-sij
TÍTULO: Implicações da Mastectomia Masculinizadora para a Saúde Mental de Homens Transgêneros
PALAVRAS-CHAVES: Saúde Mental; Pessoas Transgêneros; Cirurgia de Afirmação de Gênero
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: o sofrimento mental das pessoas transgênero é primordialmente causado pela angústia que resulta da incongruência entre o gênero de nascimento e o da sua identidade vivenciada, além da experiência de discriminação existente na sociedade. Em relação aos homens transgêneros, obter características corporais correlacionadas ao gênero masculino são importantes para que se estabeleça uma relação de bem estar físico, psíquico e social. As cirurgias masculinizadoras são essenciais na construção da afirmação de gênero e consequentemente na saúde de homens transgêneros. Para tanto, questiona-se: Quais são as implicações da mastectomia masculinizadora para a saúde mental de homens transgêneros? Objetivo: analisar a partir da ótica de homens transgêneros, quais as implicações da mastectomia masculinizadora para sua saúde mental. Método: trata-se de um estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa, utilizando a amostragem em Bola de Neve, sendo realizadas 6 entrevistas semiestruturadas que ocorreram de forma presencial e remota. Os dados foram organizados e analisados por meio Técnica de Análise de Conteúdo Modalidade Temática de Bardin. O projeto de pesquisa teve aprovação do CEP do Centro de Ciências da Saúde da UFPB, sob o parecer nº 5.985.299 e CAAE nº 67838623.0.0000.5188. Resultados e Discussão: para análise e interpretação dos resultados, foram determinadas a posteriori, 3 categorias temáticas que agrupam e destacam dados relevantes de acordo com os objetivos do estudo. As categorias denominam-se: Identidade de gênero, discutindo a essencialidade da construção da identidade para os homens trans e as suas relações sociais e com o corpo; Passabilidade Trans, que destaca a importância da cirurgia para a experiência de viver sob menor discriminação; e Questões Relacionadas à Saúde Mental, que une os debates sobre identidade e passabilidade aos conceitos de saúde mental e suas relações de bem estar físico, mental e social. Conclusão: este estudo reforça a importância do processo transexualizador para os homens transgêneros, com ênfase da influência positiva da mastectomia masculinizadora para a saúde mental de dessa população. A cirurgia conota melhoria de vida, auto estima, aumento da passabilidade, maior sentimento de liberdade e assim, um maior equilíbrio emocional, físico e social.
Interno - 009.201.464-06 - BARBARA IANSA DE LIMA BARROSO - UNIFESP
Externo ao Programa - 2135326 - EDUARDO HENRIQUE DE MOURA RAMOS