PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ERICA MARIA BELMIRO DOS SANTOS

DISCENTE: ERICA MARIA BELMIRO DOS SANTOS
DATA: 29/02/2024
LOCAL: PPGENF - sala 2
TÍTULO: ESPIRITUALIDADE E QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE DE PACIENTES COM CÂNCER DE PULMÃO EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade. Qualidade de vida. Câncer de pulmão. Enfermagem oncológica
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: O câncer é uma doença complexa e configura-se como uma das principais causas de morbimortalidade no mundo, dentre os tipos de câncer, destaca-se o de pulmão, por afetar profundamente a vida dos pacientes e suas famílias com sintomas incapacitantes, inespecíficos e altas taxas de mortalidade. Diante dos desafios inerentes ao diagnóstico e tratamento, diversos fatores podem influenciar o bem-estar e a qualidade de vida desses indivíduos. Entre esses fatores, a espiritualidade tem emergido como um aspecto relevante, capaz de fornecer suporte emocional, sentido e resiliência diante da adversidade oncológica, trazendo benefícios a qualidade de vida relacionada à saúde dos pacientes com câncer de pulmão. Objetivo: Avaliar a espiritualidade e a qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes com câncer de pulmão em tratamento oncológico. Método: Pesquisa transversal, com abordagem quantitativa, realizada em um serviço de referência no tratamento de câncer, localizado no município de João Pessoa, Paraíba, Brasil. A população do estudo foi composta por adultos e idosos com câncer de pulmão em tratamento oncológico no referido serviço (quimioterapia e/ou radioterapia) há no mínimo um mês. O cálculo do tamanho da amostra foi realizado utilizando o software R versão 4.2.3, desta forma obtivemos uma amostra de 74 pacientes. Os dados foram coletados por meio de instrumento semiestruturado para obtenção de dados referentes ao perfil sociodemográfico e clínico, o World Health Organization Quality of Life Espiritualidade/Religiosidade/Crenças Pessoais – WHOQOL-SRPB, e o European Organization for Research and Treatment of Cancer Care Quality of Life Questionnaire – EORTC QLQ-C30. Os dados foram armazenados em planilha eletrônica no programa Microsoft Excel, posteriormente analisados estatisticamente pelo programa software R versão 4.3.1, por meio de análise descritiva e inferencial. O projeto foi aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa, sob parecer de n° 70379523.4.0000.5188. Resultados: A espiritualidade apresentou média elevada na faceta inteireza. A QVRS teve como piores médias na escala de sintomas constipação, dificuldade financeira, fadiga, dor, perda do apetite, insônia e dispneia. Na escala funcional da QVRS as melhores médias foram na função funcional, social, física e emocional. Na relação entre espiritualidade e a qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes com câncer de pulmão em tratamento oncológico podemos observar que houve correlação positiva fraca entre o escore conexão e dificuldade financeira (r = 0,29 e p-valor = 0,012), bem como com o escore social (r = 0,27 e p-valor = 0,028). Conclusão: A espiritualidade contribui positivamente na QVRS de pacientes com câncer de pulmão em tratamento oncológico.
Presidente - 1631937 - KATIA NEYLA DE FREITAS MACEDO COSTA
Interno - 338322 - MARIA DAS GRACAS MELO FERNANDES