PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINNE DANTAS DE OLIVEIRA ADÁRIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINNE DANTAS DE OLIVEIRA ADÁRIO
DATA: 12/04/2018
LOCAL: Sala de aula do Programa
TÍTULO: Discursos dos gestores em relação à Transferência de Política do Tratamento Diretamente Observado da Tuberculose em municípios da grande João Pessoa.
PALAVRAS-CHAVES: Transferência de Política; Gestão em Saúde; Tuberculose
RESUMO: Introdução: Nas últimas duas décadas, os indicadores epidemiológicos da Tuberculose (TB) tem apresentado uma discreta queda e estão associados a redução do coeficiente de AIDS, o aumento da cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) e da realização do Tratamento Diretamente Observado (TDO) até 90,0%. A Transferência de Política (TP) ocorrem quando uma dada estratégia se desloca de um tempo ou espaço para outro com o intuito de alcançar melhores resultados, levando em conta o compromisso e participação de todos envolvidos. Objetivo: analisar os efeitos de sentidos produzidos nos discursos dos gestores sobre a Transferência de Política (TP) do TDO para a TB nos municípios da grande região de João Pessoa-PB. Materiais e Método: Estudo do tipo descritivo, de natureza qualitativa e abordagem discursiva, por meio da técnica de entrevista, utilizando-se um roteiro semidirigido com seis gestores de três municípios prioritários da Grande João Pessoa: Bayeux, Cabedelo e Santa Rita, sendo, três Secretários de Saúde e três gestores responsáveis pelo Programa de Controle da Tuberculose (PCT) dos respectivos municípios. O material empírico foi analisado por meio do dispositivo teórico-metodológico da Análise de Discurso (AD) de filiação francesa pecheutiana. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (protocolo nº 0193/2017/CEP/CCS/UFPB). Resultados: Os discursos dos gestores relevaram em sua maioria propostas principiantes para as ações de controle da TB, considerando que dois desses municípios passaram por transição de gestão. A maioria dos gestores identificaram como dificultador do processo para efetivar as ações de TB, o preconceito e a resistência dos pacientes em deixarem a Unidade de Referência (UR) e serem acompanhados no seu município de origem. Pela AD, foi possível discutir sobre o não-dito e identificar alguns elementos como repetições, assujeitamentos, silenciamentos inclusive quanto ao TDO. Foi ainda enfatizado por alguns gestores o compromisso e a sensibilização para como o paciente com TB. Conclusão: Diante da situação encontrada em dois dos municípios, sugere-se a continuidade do estudo posteriormente para avaliar as ações voltadas ao TDO experienciadas pelos mesmos. Além de ressaltar algumas propostas para o fortalecimento das ações de controle da TB, a partir do conceito da Rede de Atenção à Saúde (RAS), o estudo convida o leitor a refletir sobre a responsabilidade que temos pelo Outro, a partir do pensamento levinasiano.
Presidente - 026.259.607-52 - ANNE JAQUELYNE ROQUE BARRETO - UFCG
Interno - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA