PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO GOMES DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO GOMES DE MELO
DATA: 06/04/2018
LOCAL: Sala de aula do Programa
TÍTULO: Avaliação da Associação de Diabetes Melito e Depressão em Idosos Atendidos em um Hospital Público
PALAVRAS-CHAVES: .
RESUMO: Introdução: O diabetes melito (DM) tipo 2 é um doença metabólica prevalente e comum. Quando não tratado de forma adequada, o diabetes leva o indivíduo a apresentar, em longo prazo, complicações crônicas e irreversíveis, como a neuropatia, nefropatia, retinopatia, infarto agudo do miocárdio, acidentes vasculares e infecções. A American Diabetes Association preconiza que variáveis psicológicas e sociais sejam incluídas como parte contínua do manejo da doença, alertando para que fatores emocionais, como depressão, ansiedade e estresse, sejam avaliados quando há um baixo controle glicêmico, sugerindo que tais fatores são de extrema importância para o seguimento do tratamento e fazem parte dos padrões de cuidados para o diabetes. Objetivo: Avaliar a associação de diabetes melito e depressão em idosos atendidos em um hospital público e verificar a influência do nível de autocuidado, nível de depressão e tempo de diabetes no número de complicações. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal com abordagem quantitativa, aplicado no Ambulatório de Endocrinologia de um hospital público do Brasil, onde 168 idosos diabéticos tipo II foram submetidos a dois questionários: a) variáveis sociodemográficas (QAD) b) depressão (GDS). Os dados quantitativos coletados foram codificados e digitados, empregando a técnica de validação em dupla digitação em planilhas do programa Excel® para o Windows XP® da Microsoft® para a avaliação de consistência. Após essa validação, os dados foram tratados estatisticamente com auxílio do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) – versão 20.0. Foram utilizadas as técnicas de estatística descritiva com medidas de frequência para variáveis categóricas, média e desvio-padrão para variáveis numéricas. O projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba, sendo aprovado pelo CAEE 76715517.6.0000.5183. Resultados: A associação entre depressão, tempo de diabetes e complicações crônicas do diabetes não foi constatada no presente estudo. No presente estudo ficou estabelecido que o estado depressivo de um paciente poderá levar este a ter menos autocuidado com o diabetes. Conclusão: Este trabalho alerta para a necessidade de avaliar o paciente idoso diabético, não só do ponto de vista orgânico estrutural, mas, também, do ponto de vista psicológico e mental.
Interno - 1631937 - KATIA NEYLA DE FREITAS MACEDO
Presidente - 336720 - MARTA MIRIAM LOPES COSTA