PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JOSEANE BARBOSA FREIRE DA SILVA

DISCENTE: JOSEANE BARBOSA FREIRE DA SILVA
DATA: 21/05/2018
LOCAL: Sala de aula do Programa
TÍTULO: Aids em contextos diferenciados: o olhar de mulheres índias e não índias.
PALAVRAS-CHAVES: Saúde da mulher. Saúde de Populações Indígenas. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: O aumento de casos de aids entre mulheres retrata contextos socioculturais que circunscrevem suas possibilidades de escolhas e delimitam a compreensao e modo de expressa-las. Objetivos: Analisar o modo como a aids se configura sob o olhar de mulheres indias e nao indias e verificar a influencia da etnia no modo de olhar a aids. Metodo: Estudo descritivo, com abordagem quanti-qualitativa. A fase que envolve as mulheres indias (realizada em 2015), contou com 164 mulheres da etnia potiguara. As mulheres nao indias foram selecionadas em Unidades de Saude de Rio Tinto, municipio circunvizinho as aldeias indigenas, representadas por uma amostra de 386 mulheres. Como recurso para coleta de dados, empregou-se a entrevista semiestruturada, contemplando a percepcao da doenca, modo de ver e sentir a aids e um instrumento estruturado, com questoes sociodemograficas. O corpus proveniente das entrevistas foi processado pelo software IRaMuTeQ e os dados sociodemograficos pelo SPSS Statistic 22.0. O trabalho obedeceu as normas das Resolucoes 466/2012 e 304/2000, com aprovacao CAAEE n° 64123017.0.0000.5188. Resultados: A partir da Classificacao Hierarquica Descendente emergiram tres classes de conteudos relacionados a aids. Na classe um, aids e suas repercussoes, envolveu conteudos acerca da compreensao da doenca, estigmas e atributos fisicos. Na classe dois, aspectos sociais e sentimentos atribuidos frente a aids, e na terceira classe, os principais modos de transmissao. Por meio da Nuvem de Palavras foi possivel verificar similaridades e particularidades no modo de olhar a aids. Entre as mulheres nao indias, ha uma melhor compreensao diante da aids que envolve etiologia, tratamento e modos de transmissao. Entre as mulheres indias, os conteudos circundam principalmente em elementos negativos, tais como, morte, medo, tristeza e preconceito. Consideracoes Finais: Embora haja um processo dinamico de socializacao entre os grupos pesquisados, presume-se que os conhecimentos produzidos nas interacoes se moldam de acordo com o contexto social e ganham significacao propria. Compreender essas relacoes intergrupais, redes de transmissao e os principais determinantes dos processos socioculturais, constitui elemento chave para o planejamento e implementacao de acoes preventivas.
Presidente - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA
Externo à Instituição - RAFAELA GERBASI NÓBREGA