PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: BRENA STEFANI M ACIOLY DE SOUSA

DISCENTE: BRENA STEFANI M ACIOLY DE SOUSA
DATA: 30/05/2018
LOCAL: Sala de aula do Programa
TÍTULO: TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA: Impacto na vida de mulheres, mães de autistas (História Oral Temática)
PALAVRAS-CHAVES: Saúde da Mulher; Terapia Comunitária Integrativa- mães- filhos autistas; Saúde mental.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: A integralidade e um dos principais objetivos do movimento sanitario e responsavel pela formulacao do conceito de saude vigente desde a Constituicao de 1988, constituindo-se como uma acao social de interacao democratica entre sujeitos no cuidado em qualquer nivel do servico de saude. Com a criacao do PAISM a saude da mulher redireciona suas acoes com foco nesse modelo de cuidado ampliado, e a mulher passa a ser vista como corpo e mente. Este cuidado inicia-se na atencao basica, e deve, inclusive, abracar acoes de saude mental com carater preventivo. E neste contexto que surge a Terapia Comunitaria Integrativa como tecnologia de cuidado psicossocial, voltada para as acoes de base comunitaria. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual foi utilizada a Historia Oral Tematica para obtencao das principais fontes. O presente estudo teve como objetivo principal conhecer as contribuicoes da terapia comunitaria integrativa, considerando experiencias, transformacoes, e o impacto desta tecnologia de cuidado psicossocial avancada na vida de mulheres, maes de autistas. O local do estudo foi o coreto publico da cidade de Cabedelo – Paraiba, onde aconteceram as rodas de terapia comunitaria integrativa durante os anos de 2016 e 2017. Constituem o corpus documental desta pesquisa, as narrativas de cinco colaboradoras, e as anotacoes do caderno de campo. O material empirico foi produzido a partir da realizacao de uma entrevista semiestruturada com participantes de pelo menos 24 rodas de terapia e o produto do material foi discutido a partir da metodologia de analise interpretativa, de onde emergiram tres eixos tematicos: A mulher que vivencia a perda do filho idealizado, e a “sindrome de Maria”; TCI como possibilidade de transformacao da realidade: Tragam-se boas novas!; Terapia Comunitaria: o cuidado que impactou a vida das Mulheres, maes de autistas. Esta pesquisa obedeceu aos aspectos eticos e legais das normas e diretrizes previstas na resolucao 466/2012 do Conselho Nacional de Saude, que regulamenta as pesquisas com seres humanos, atribuidas e conferidas pela Lei no 8,080, de 19 de setembro de 1990, e pela Lei no 8.142, de 28 de dezembro de 1990, sob o CAAE No 82651818.2.0000.5188. O arquivamento do material coletado ficara sob a tutela do Programa de Pos-Graduacao em Enfermagem da Universidade Federal da Paraiba (PPGEnf/UFPB). O material empirico analisado revelou que as maes que cuidam de seus filhos autistas, embora afetuosas, trazem em seus discursos atitudes altruistas, e o apelo de quem sofre principalmente pela exclusao. Este sofrimento tem uma dimensao social, na medida em que nesta teia estao colocadas questoes politicas, culturais, comunitarias, que reverberam no campo fisico e psicologico. Revelaram ainda que TCI lhes suscitaram mudancas, sendo a principal delas o disparo de um processo autoreflexivo acerca de seus papeis. O principal impacto da TCI na vida destas mulheres foi a descoberta da fe em si mesmas, atraves do resgate de sua autoestima, o que as tornou fortes e capazes de tomarem para si a historia de suas vidas. Neste contexto, pode-se perceber que a TCI constitui uma importante estrategia de reabilitacao psicossocial no ambito das praticas de cuidado alternativas/complementares, contribuindo efetivamente na ressignificacao do sofrimento e promovendo autonomia e empoderamento individual e coletivo.
Externo ao Programa - 338228 - MARIA DE OLIVEIRA FERREIRA FILHA
Presidente - 336997 - MARIA DJAIR DIAS