PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANA CARLA CAVALCANTI DE ANDRADE

DISCENTE: ANA CARLA CAVALCANTI DE ANDRADE
DATA: 29/05/2018
LOCAL: Sala de aula do Programa
TÍTULO: Fatores sociodemográficos e clínicos relacionados a adesão e acompanhamento ao uso da Profilaxia Pós-Exposição Sexual para o HIV
PALAVRAS-CHAVES: HIV; Profilaxia Pós-Exposição Sexual; Adesão
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: A disseminacao do Virus da Imunodeficiencia Humana (HIV) ainda se configura como um problema de saude publica e para a prevencao da disseminacao viral, destaca-se a adesao a Profilaxia Pos-Exposicao para o HIV. Objetivo: Analisar a adesao e o acompanhamento do uso da Profilaxia Pos-Exposicao Sexual para o HIV, segundo os aspectos sociodemograficos e clinicos. Metodo: Estudo descritivo de natureza quantitativa, utilizando fontes de dados secundarios, realizado em um hospital de referencia para o HIV/Aids na Paraiba, com uma amostra de 201 prontuarios de usuarios que utilizaram a profilaxia, de agosto de 2015 a dezembro de 2016. Os dados coletados foram registrados em formulario, digitados em planilha no Microsoft Office Excel 2003 e transportados para o programa SPSS versao 20.0, sendo analisados por estatistica descritiva. O estudo foi aprovado pelo Comite de Etica em Pesquisa do Centro de Ciencias da Saude da Universidade Federal da Paraiba, sob o CAAE 65610617.9.0000.5188. Resultados: Dos 201 usuarios que buscaram a profilaxia houve destaque do sexo masculino (80,1%), faixa etaria de 15 a 29 anos (53,7%), raca parda (76,1%), heterossexuais (63,7), estado civil solteiro (80,1%), escolaridade de nivel superior (45,3%), ocupacao profissional diversificada (52,6%), procedencia geografica da capital (79,6%) e a circunstancia de exposicao pelo nao uso do preservativo (73,1%). Os usuarios receberam os medicamentos antirretrovirais na primeira consulta, porem 118 (58,5%) nao retornaram ao servico e 83 (41,5%) compareceram parcialmente as consultas estabelecidas. A probabilidade de nao adesao foi maior na faixa etaria de 15 a 29 anos, de heterossexuais e de usuarios com nivel medio. Conclusao: O fato do usuario nao ter comparecido as consultas para o acompanhamento clinico-laboratorial nao significa afirmar que o mesmo nao aderiu a profilaxia, uma vez que os antirretrovirais sao disponibilizados para serem tomados em domicilio.
Interno - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA
Externo ao Programa - 1622650 - ORIANA DEYZE CORREIA PAIVA LEADEBAL