PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO EDINALDO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO EDINALDO DE OLIVEIRA
DATA: 28/04/2023
LOCAL: Ambiente virtual (https://meet.google.com/dpq-eodx-tpo)
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE PROJETOS PROBEX DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS: UMA INVESTIGAÇÃO DO ALINHAMENTO DAS PROPOSTAS ÀS DIRETRIZES DA POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
PALAVRAS-CHAVES: Projetos; Critérios de avaliação; Extensão universitária.
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo investigar o alinhamento dos projetos de extensão desenvolvidos pelo Departamento de Língua Portuguesa e Linguística (DLPL) e pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), aos critérios do Edital 3/2021 da Pró-reitora de extensão (PROEX) como forma de apresentar, panoramicamente, a adequação das pesquisas ao que se prevê enquanto prática extensionista. O embasamento teórico para as análises segue as diretrizes para Extensão Universitária, estabelecidas pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX), documento oficial que apresenta o entendimento da Extensão como um processo educativo, cultural e científico que compõem o tripé indissociável ao se articular com o ensino e a pesquisa. Esta pesquisa fundamenta-se também nas perspectivas de Gadotti (2017), Gurgel (1986), Nogueira (2001) com relação ao que se compreende enquanto atividade extensionista. Como natureza metodológica, a presente pesquisa se caracteriza como qualitativa e interpretativista, além da revisão de literatura sobre o tema em questão, conforme Lakatos, Marconi (2009). Outrossim, optou-se por uma pesquisa documental e exploratória, complementada por uma análise do conteúdo à luz de Bardin (2011). Pôde-se perceber que, em sua maioria, os projetos de extensão submetidos, aprovados e executados, apresentam convergência com o edital de extensão quanto aos seus critérios de avaliação. Por outro lado, a partir da análise dos pareceres apresentados foi possível inferir que os avaliadores têm observado criteriosamente as exigências do edital e avaliado a pertinência e viabilidade dos projetos de extensão de forma minuciosa. Os aspectos positivos destacados pelos avaliadores incluem a interdisciplinaridade, a conexão com políticas públicas e/ou com a sociedade em geral, e a previsão de resultados tangíveis e possíveis. A partir das análises desenvolvidas, apresentamos, como proposta de intervenção, um manual que servirá de fonte sugestiva de orientações para elaboração de propostas de extensão que estejam de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos em edital, consequentemente atendam as diretrizes nacionais da extensão universitária.
Interno - 2528835 - FERNANDA ROSARIO DE MELLO
Externo ao Programa - 1814687 - LINCOLN ELOI DE ARAUJO