PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias

Divulgação da obra "Letramentos, multimodalidades e ensino: relatos de experiência no Profletras", organizada e produzida pelo Prof. Dr. Professor João Wandemberg Gonçalves Maciel

É com grande satisfação que divulgamos a obra "Letramentos, multimodalidades e ensino: relatos de experiência no Profletras", organizada e escrita pelo Professor Efetivo do MPLE João Wandemberg Gonçalves Maciel, da linha Tecnologias Contemporâneas e Ensino. Parabenizamos o professor João Wandemberg por mais essa contribuição significativa ao ensino!

A Coordenação

Sinopse: O material reunido neste livro apresenta práticas propostas e colocadas em prática por alunos e professores pesquisadores do ProfLetras. Os capítulos trazem reflexões sobre temas e aspectos relevantes da educação, como o letramento, a leitura, a produção de textos, a multimodalidade, a formação do leitor literário, a educação de jovens e adultos, o uso de equipamentos eletrônicos, como o celular e os computadores, juntamente com os livros nessas práticas. Nessa direção, os autores apresentam as teorias nas quais se apoiam e trazem autores renomados como Angela Kleiman, Isabel Solé, Luiz Marcuschi, Ingedore Koch, Ana Elisa Ribeiro, Rildo Cosson, entre outros, que nos emprestam suas teorias e reflexões e que inspiram trabalhos e práticas como os reunidos aqui. Além disso, mostram diversas propostas de ensino, que foram planejadas levando essas teorias em consideração e que foram aplicadas, trazendo bons resultados. Essas propostas fogem ao ensino tradicional, normalmente conteudista e centrado no professor, e apresentam práticas situadas nas quais os estudantes são colocados como protagonistas, como sujeitos históricos capazes de intervir nas situações sociais, praticando, assim, diversas formas de exercer a cidadania em situações reais e cotidianas.

Ddescargas de Archivo