PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: JANE GOMES DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANE GOMES DE ANDRADE
DATA: 18/12/2023
HORA: 18:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: STORYTELLING NO PODCAST – AS FVNEXAS NO GÊNERO TEXTUAL ORAL.
PALAVRAS-CHAVES: Oralidade; Podcast; Storytelling; TDIC; FVNexA
PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Esta pesquisa apresenta o podcast enquanto ferramenta virtual não exclusiva à Aprendizagem (FVNexA) (Matos, 2020) e como seu uso pode contribuir nos processos de ensino-aprendizagem, sobretudo na produção de gêneros textuais orais, especificamente a storytelling. A pesquisa tem como objetivo geral traçado, investigar como o ItemNet podcast associado a storytelling pode contribuir para o desenvolvimento do uso da oralidade e a produção de textos na construção de seus próprios discursos. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa-ação, conforme define Elliot (1999) Bortoni-Ricardo (2009) e Thiolente (2018). Esta pesquisa está estruturada em cinco capítulos: no primeiro capítulo apresentamos um cenário histórico sobre a oralidade e os estudos realizados sobre seu uso; no segundo capítulo discutimos os fundamentos teóricos para a realização deste estudo, trazemos um breve histórico sobre a oralidade e sua importância na história, revisitamos a dicotomia da fala e da escrita, dando continuidade, no terceiro capítulo abordamos a visão sobre a oralidade contida nos documentos legais norteadores, em seguida trazemos o quarto capítulo com a presença da tecnologia e letramentos na educação. No quinto capítulo apresentamos o percurso metodológico da pesquisa, discorreremos sobre a natureza da pesquisa, o universo e os participantes envolvidos, os motivos que nos levaram às escolhas abordadas e os instrumentos selecionados, desenvolvemos a sequência didática e os dados obtidos com a elaboração dos podcast educacionais. Também expomos a descrição, a análise e a interpretação desses dados, tecemos uma reflexão sobre a elaboração dos podcast pelos estudantes. Por fim, chegamos às considerações finais, referências, anexos e apêndices.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1736309 - DENILSON PEREIRA DE MATOS
Externo ao Programa - 1285560 - FABIANA SOUZA SILVA MENDES DE ARAUJO
Presidente - 2379917 - JORGEVALDO DE SOUZA SILVA