PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: RACHEL MARIA DOMINGUES

DISCENTE: RACHEL MARIA DOMINGUES
DATA: 08/07/2020
LOCAL: Video conferência (link a ser enviado uma hora antes da defesa)
TÍTULO: SOU O QUE PAREÇO, AINDA SIM NÃO ME CONHEÇO: articulações entre a Pedagogia Griô e o Ensino de Artes na Educação de Jovens e Adultos
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia Griô. Jogos Teatrais. Vivência. Diálogo. Ensino de Jovens e Adultos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística
RESUMO: A presente dissertação, SOU O QUE PAREÇO, AINDA SIM NÃO ME CONHEÇO: articulações entre a Pedagogia Griô e o ensino de artes na educação de jovens e adultos, analisou como essa prática de educação comunitária, a Pedagogia Griô, se articulou com o ensino da arte teatral por meio de um diálogo metodológico e vivencial, resultando em uma ação pedagógica aplicada a um grupo focal de educandos da modalidade Ensino de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública do município de Cabedelo. Nesse contexto, investimos em observar se por meio da aplicação dessa ação reflexiva, houve um movimento de fortalecimento da identidade cultural do grupo focal, por meio de uma maior participação nas atividades escolares, maior engajamento desses educandos envolvidos na pesquisa, no que diz respeito a valorização da cultura local, que se traduz em ações afirmativas e propositivas no sentido dos saberes e fazeres desses indivíduos em sua comunidade. Utilizamos a observação participante enquanto metodologia de investigação qualitativa, assim, a análise dos discursos orais e corporais dos sujeitos durante as vivências realizadas, puderam ser verificados por meio dos instrumentos de coleta de dados rodas de conversa, gravação de áudio e de voz, entrevistas semiestruturadas, depoimentos orais e pelos registros no diário de campo. As análises empreendidas durante o percurso da pesquisa nos fizeram inferir que mesmo diante de dificuldades histórico-culturais em se trabalhar com a disciplina de Artes Cênicas no Ensino de Jovens e Adultos-EJA na escola campo de pesquisa, ao engajarmos com as práticas vivenciais da Pedagogia Griô, tomando como potência as histórias e raízes ancestrais dos educandos, foi possível observar a importância do reconhecimento por parte dos sujeitos diante de sua própria história e cultura, ou seja, Identidade Cultural.
Presidente - 139.227.344-72 - FERNANDO ANTONIO ABATH LUNA CARDOSO CANANÉA - UFPB
Interno - 1425350 - LIRIA DE ARAUJO MORAIS
Externo ao Programa - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO