PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: VANUBIA MUNIZ ALVES DA SILVA

DISCENTE: VANUBIA MUNIZ ALVES DA SILVA
DATA: 24/07/2020
LOCAL: Vídeo conferência por plataforma a ser definida pela aluna uma hora antes da defesa
TÍTULO: Experimentos Artísticos na Escola: patrimônio histórico cultural em Itabaiana - PB
PALAVRAS-CHAVES: PATRIMÔNIO. ARTES. EDUCAÇÃO. PERTENCIMENTO.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística
RESUMO: Esta dissertação intitulada “Experimentos artísticos na escola: Patrimônio Histórico e cultural em Itabaiana-PB” visa discutir a aproximação de alunos do Ensino Fundamental da Escola Sebastião Rodrigues de Melo com o Patrimônio histórico da cidade de Itabaiana-PB por meio de experimentos artísticos. Nosso objetivo geral é proporcionar uma experiência artística relacionada a dois patrimônios históricos, junto ao grupo focal de estudantes da Escola Municipal Sebastião Rodrigues de Melo da cidade de Itabaiana PB. Quanto aos objetivos específicos desejamos: estimular a curiosidade, a criticidade e a percepção ampliada sobre a origem histórica de dois monumentos históricos da cidade de Itabaiana-PB; desenvolver, através de experimentos artísticos, uma vivência (sensório-motora) significativa com os aspectos físicos e contextos do entorno dos espaços escolhidos; oportunizar criações artísticas na escola, por meio da linguagem corporal, a partir dos conhecimentos adquiridos sobre os monumentos em estudo. O uso das fontes bibliográficas proporcionou aprofundamentos de conhecimentos e trouxeram as primeiras respostas ao questionamento inicial dessa pesquisa que é respectivamente como estabelecer o contato, a sensibilização e a conscientização sobre a importância do patrimônio produzido no passado a partir de formas criativas e dinâmicas da aprendizagem? Assim como os referenciais, a técnica de investigação que foi o grupo focal proporcionou a ampliação nossa visão quanto ao tema abordado que foi realizado a partir da interdisciplinaridade entre patrimônio e Artes. As discussões sobre patrimônio e consequentemente a Educação Patrimonial tem impacto importante para a sociedade e para as comunidades que por sua vez dependem das políticas e das ações educativas para que possam cuidar e preservar seus patrimônios. O campo do Patrimônio é permeado por muitos conflitos, defesas de interesses e lutas por sua preservação. Tais evidências mostram que se faz necessárias ações com quais os indivíduos se apropriem de seus patrimônios, sintam-se parte deles para que possam deles cuidar e preservar, mas, a conscientização não pode ser imposta e foi por esse viés que a presente pesquisa se pautou ao trabalhar com os alunos participantes dos experimentos artísticos, este realizado com leveza e interesse por parte do grupo. À medida em que foram se envolvendo com as atividades propostas, desenvolveram não só o sentimento de pertencimento como também o senso de responsabilidade na preservação dos bens patrimoniais e culturais de sua cidade.
Externo à Instituição - DANIELLE GOMES DO NASCIMENTO
Interno - 139.227.344-72 - FERNANDO ANTONIO ABATH LUNA CARDOSO CANANÉA - UFPB