PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: MÁRCIA MARIA BARBOSA DE MENEZES

DISCENTE: MÁRCIA MARIA BARBOSA DE MENEZES
DATA: 28/07/2020
LOCAL: Vídeo conferência por plataforma a ser divulgada uma hora antes da defesa
TÍTULO: TEATRO PLAYBACK: trajetórias da família dos educandos, a partir da história oral e memória
PALAVRAS-CHAVES: Memória. Educação. Teatro Playback.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
ESPECIALIDADE: Dramaturgia
RESUMO: Realizamos experimentações do Teatro Playback em uma escola do ensino fundamental - Dr. Elpideo de Almeida, no município de Campina Grande, Paraíba, com educandos do oitavo ano do ensino fundamental, com idades de treze aos dezesseis anos e com familiares (pais e/ou responsáveis), voltados a vivenciar experiências que contribuíram para compreender evalorizar as memórias, através da oralidade. O fato de direcionarmos os conteúdos das quatro linguagens da arte, trabalhados por bimestre, reservando o quarto bimestre ao teatro, visa dar ênfase a forma de fazer ver sua multipluralidade na convergência com as demais linguagens artísticas (visuais, música e dança). Nossa pesquisa realizou uma abordagem qualitativa com a metodologia do Teatro Playback e do compartilhamento dos saberes apresentados pelos educandos e por seus familiares, visto que ambos estimulam e contribuem com a visibilidade da liberdade da ação reflexiva. Sob a maestria da História Oral, o Teatro Playback contribui enquanto metodologia à relevância dada às memórias, estimuladas e resgatadas por meio de conversas entre educandos, mães e avós, como sujeitos guardiães. A realização de várias oficinas com narradores adultos (familiares) e/ou os próprios educandos, forneceram resultados que foram apresentados sob forma de um novo olhar, o olhar do outro que interpretou suas histórias. Na prática, os fundamentos do Teatro Playback compartilharam resultados com o fazer para aprender e aprender fazendo teatro. Os sujeitos narradores pertencem a grupos das famílias dos educandos da turma onde a pesquisa ocorreu. Pesquisamos para compreendermos, na experiência, a demonstração de novas posturas interpretativas, percebidas por meio de expressões e verbalizações por parte dos envolvidos, narradores e educandos atores e atrizes, assim como, o despertar da importância das histórias de família, como elementos necessários na construção de suas trajetórias, memórias e identidade cultural.
Externo ao Programa - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Presidente - 139.227.344-72 - FERNANDO ANTONIO ABATH LUNA CARDOSO CANANÉA - UFPB
Interno - 337891 - PAULO ROBERTO VIEIRA DE MELO