PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: SORAYA DE SOUZA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SORAYA DE SOUZA DE OLIVEIRA
DATA: 20/06/2022
LOCAL: CCTA - BLOCO C - SALA 3
TÍTULO: PARA ALÉM DOS CONTOS DE FADAS: O TEATRO DO OPRIMIDO COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DA CRIANÇA
PALAVRAS-CHAVES: Teatro com Criança; Teatro do Oprimido; Identidade Cultural; Contos de Fadas.
RESUMO: A pesquisa, ainda em andamento, tem como objetivo compreender como o Teatro do Oprimido se configura em uma perspectiva metodológica no processo reflexivo da criança quanto a sua identidade cultural enquanto leitora dos contos de fadas, bem como na sua identificação ou estranhamento aos personagens desse gênero literário. Investiga, portanto, se o Teatro do Oprimido instiga a reflexão da criança na leitura crítica dos contos de fadas, focando no estranhamento de características de personagens e situações impressas nesta narrativa infantil, carregada de valores e crenças da cultura europeia. Tem como campo de investigação a Escola Municipal Nazinha Barbosa da Franca, e quanto aos sujeitos da pesquisa trata-se de 25 crianças entre 08 e 12 anos de idade, integrantes do grupo de teatro da escola, formado desde o ano de 2019, cursando atualmente os 4º e 5º anos dos anos iniciais do ensino fundamental. Esta pesquisa aborda o Teatro do Oprimido sob a perspectiva histórico-crítica, orientando-se a luz teórica e metodológica de Augusto Boal e Paulo Freire. De natureza qualitativa, amparada pela observação participante e pelos exercícios, jogos e técnicas do teatro do oprimido, adota como instrumentos de pesquisa o diário de campo da pesquisadora e das/dos estudantes, auxiliados pelas rodas de conversas, pelos textos criados pelos infantes, áudios e vídeos das ações dinâmicas do processo, buscando responder a questão investigativa: como o Teatro do Oprimido, enquanto perspectiva metodológica, contribui para a construção da identidade cultural das crianças frente a leitura colonial dos contos de fadas? Mesmo de forma parcial, esse estudo observa, por meio da prática dessa metodologia, que as crianças estão sendo provocadas a perceberem e/ou reconhecerem as temáticas que as oprimem, como as questões de gênero, violência, racismo, entre outras, e que sentam a necessidade desses temas serem discutidos no processo. Espera-se, deste modo, que nesta investigação, o Teatro do Oprimido contribua para uma leitura crítica dos contos de fadas, bem como na construção e/ou afirmação da identidade cultural da criança.
Interno - 139.227.344-72 - FERNANDO ANTONIO ABATH LUNA CARDOSO CANANÉA - UFPB
Presidente - 1425350 - LIRIA DE ARAUJO MORAIS