PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: EMANUEL GUEDES SOARES DA COSTA

DISCENTE: EMANUEL GUEDES SOARES DA COSTA
DATA: 01/12/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Instalação-jardim na Escola Pública: uma experimentação em Artes Visuais usando materiais alternativos, sustentáveis e de baixo custo.
PALAVRAS-CHAVES: Experimentação artística; materiais e suportes alternativos; sustentabilidade; reuso; instalação-jardim.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A pesquisa buscou investigar possibilidades de experimentações artísticas pautadas em suportes, materiais ou insumos alternativos, para experimentação em Artes Visuais, através de práticas sustentáveis, de reuso, reciclo, ou menor custo, levando em consideração o contexto e a oferta de materiais da localidade de aplicação do estudo. Para cada ponto a ser discutido utilizamos referenciais teóricos específicos para cada ponto a ser discutido: o uso de abordagem triangular na prática e na experimentação artística, obstáculos à prática artística no contexto escolar, sustentabilidade e valores agregados, materiais e modalidades, construção e compreensão do conceito de instalação-jardim. A pesquisa possuiu como recorte sete estudantes do 8º ano, da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria Tereza da Conceição, localizada no distrito de Curimataú, município de Pilar, estado da Paraíba-PB. A pesquisa objetivou identificar materiais e suportes observando aplicabilidades tanto em modalidades bidimensionais ou tridimensionais tradicionais ou contemporâneas com base no que o contexto da comunidade pautando-nos por conceitos de sustentabilidade e valores agregados ou baixo custo como via de alternativa ao problema da falta ou escassez de materiais. Levantamos como hipóteses: a possibilidade de desenvolvimento alternativo de materiais voltados ao fazer artístico em Artes Visuais, estes pode contemplar todos ou em partes os caráteres de sustentabilidade, de baixo custo, de reciclo ou reuso; as práticas apenas permitem experimentações de cunho bidimensional e tradicionais nas escolas, como pintura e desenho; as opções exploradas fomentam apenas composições de abordagem contemporânea como instalações, objetos ou performances; a disponibilidade de materiais encontrados na comunidade permite aplicações tanto de cunho tradicional ou contemporâneo. A escolha da instituição e localidade deu-se pela dificuldade de acesso ou inexistência de materiais e suportes para as experimentações artísticas dada precariedade logística ou financeira. Para tal, a metodologia de aplicação fez uso de instrumentos de pesquisa (questionários, listas e experimentos) amparados pelos vértices da Abordagem Triangular, tanto na análise de obras artísticas, como da observação do contexto e dos dados coletados. Também, desenvolvidas oficinas de manuseio de materiais e produção de alternativas, articuladas com momentos de contextualização a apreciação de obras artísticas e técnicas tradicionais e contemporâneas. A análise e discussão dos experimentos obtidos culminaram no produto final (instalação-jardim) baseado nos elementos angariados pelos estudantes-participantes e permeando-se por conceitos de consciência ambiental através do pensamento e ações sustentáveis, de reciclo, reuso ou baixo custo.
Presidente - 1648124 - JOSE AMANCIO TONEZZI RODRIGUES PEREIRA
Interno - 870.046.904-15 - ROBERTA RAMOS MARQUES - UFPE