PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL SABINO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL SABINO DA SILVA
DATA: 05/07/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Toré Potiguara: relações entre o rito e as práticas pedagógicas no ensino de arte, como meio de fortalecimento da cultura indígena potiguara.
PALAVRAS-CHAVES: Toré. Potiguara. Dança. Elementos. Investigação.
RESUMO: A pesquisa trata de um processo de investigação com base nos elementos constituídos no ritual do Toré Potiguara/PB. Tem como objetivo estabelecer diálogos entre a prática ritual do Toré Potiguara e a investigação em dança a partir das vivências das pessoas investigadas durante o processo. A pesquisa busca experienciar e fortalecer a cultura indígena Potiguara no âmbito escolar, que na maioria das vezes não é evidenciada. Desenvolver essa temática dança/cultura/arte/povos indígenas se faz necessário na luta por resistência e permanência da identidade de um povo que lutou e permanece até os dias atuais em seu território. A Escola Municipal Antônio Azevedo no Município da Baía da Traição no litoral Norte da Paraíba foi o campo de investigação nas turmas dos 6° e 7°anos Ensino Fundamental com estudantes indígenas da etnia Potiguara, com a faixa etária entre 11 e 14 anos. O projeto busca desenvolver aulas sobre os elementos da dança do Toré Potiguara de forma integrada ao currículo de arte. Por meio dessas práticas, aprofundar as relações presentes que os alunos trazem em seu corpo através da vivência com o Toré no âmbito escolar, desenvolver metodologias que possam ser trabalhadas em sala de aula, oportunizar aos discentes experiências culturais, sociais e históricas de um fazer artístico durante os processos de ensino/aprendizagem, tornam-se foco desta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa participante com uma abordagem qualitativa que teve como ferramentas: questionários, discussão entre docentes e discentes, observação por meio dos discursos, entrevistas, diário de campo a partir das observações do docente, registros de aula por meio de vídeos e fotografias. Todos esses instrumentos foram usados como meio de coleta de dados no decorrer dos encontros no grupo focal da pesquisa.
Interno - 338243 - GUILHERME BARBOSA SCHULZE
Presidente - 1791998 - VICTOR HUGO NEVES DE OLIVEIRA