PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIANA MARIA ALVES DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIANA MARIA ALVES DE ARAÚJO
DATA: 07/07/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Letramento imagético na educação infantil: uma proposta pedagógica a partir da leitura de imagens
PALAVRAS-CHAVES: Letramento imagético; educação infantil; leitura de imagens.
RESUMO: A proposta de pesquisa para esse estudo prevê iniciar o desenvolvimento do letramento imagético, abordado por meio da leitura de imagens, junto a crianças do Infantil II, da Creche Municipal Maria Graciete Ramos Castro, no município de Gurjão – PB. Promover o letramento imagético é compartilhar as experiências culturais que os(as) educandos(as) já trazem de suas vivências cotidianas. A partir dos referenciais indicados na proposta, entendemos que as imagens são carregadas de significados e, assim, vemos o quanto é importante educar o olhar para aprender a “ver arte”. Trata-se de dialogar com a imagem e perceber nela um conteúdo, a fim de que não sejamos simplesmente dominados pelo que vemos. Neste sentido, estaria lançado à educação um novo desafio: o de reconhecer o letramento imagético como elemento significativo para os processos educacionais. Ao propor atividades que explorem o letramento imagético, estabelecemos uma interação criativa e crítica no ambiente escolar, estimulando as crianças a se tornarem cada vez mais autônomas no desenvolvimento da linguagem e de seus discursos, independentemente, de já terem adquirido, ou não, as habilidades de leitura e escrita. Por este motivo, o propósito é contribuir para que as crianças da Educação Infantil possam iniciar o processo de letramento imagético a partir da experimentação e apreciação de imagens.
Interno - 139.227.344-72 - FERNANDO ANTONIO ABATH LUNA CARDOSO CANANÉA - UFPB
Presidente - 1648124 - JOSE AMANCIO TONEZZI RODRIGUES PEREIRA