PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ERVETTON CARLOS ARAUJO

DISCENTE: ERVETTON CARLOS ARAUJO
DATA: 20/07/2023
LOCAL: CCTA - Sala de Reuniões
TÍTULO: Concerto didático na escola: uma experiência de aprendizagem musical a partir da prática coral
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem musical; Aprendizagem cooperativa; Prática coral; Concerto didático; Escola de educação básica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Essa pesquisa tem como objetivo compreender e analisar como os alunos que atuam no coral aprendem música a partir do concerto didático, elucidando aspectos pedagógico-musicais que permeiam a prática coral e o concerto didático no que diz respeito à aprendizagem dos alunos que participaram do coral da escola como atividade musical. A Escola Cidadã Integral Técnica Deputado Genival Matias, localizada na cidade de Juazeirinho-PB, foi o campo abrangido por esse trabalho, e teve como objeto da pesquisa o Coral Vozes da ECIT. Para tanto, o trabalho realizado com o coral seguiu um plano de trabalho que contemplou toda a proposta, roteirizando as etapas da pesquisa, assim como a toda a aplicação das atividades pertinentes e organizadas para esse trabalho. Nesse sentido, a aprendizagem cooperativa pela concepção de Johnson, Johnson e Holubec (1999) foi o campo teórico que baseou a pesquisa, servindo como lente para enxergar os aspectos pedagógicos, sociais e de aprendizagem no coral da escola. Dessa forma, foi através da aplicação de atividades musicais respectivo ao canto coral, aliado ao concerto didático, que busquei, por meio de observações, entrevistas, registros audiovisuais, anotações e diálogo direto com os alunos participantes da pesquisa, explanar como ocorreu a aprendizagem musical dos alunos durante a prática coral e a construção do concerto didático. Neste sentido, a pesquisa seguiu pelo percurso da metodologia qualitativa, por meio de um estudo de caso. À vista disso, olhando para o caminho metodológico qualitativo, a pesquisa qualitativa auxiliou o trabalho da proposta em relação a investigação, exploração e análise pedagógico-musical, elucidando a questão da pesquisa, dispondo assim de instrumentos para a coleta de dados, cujos quais foram as observações, diálogos, notas de diário de campo realizados a cada encontro planejado, registros fotográficos, vídeos, emprego do plano de trabalho da pesquisa e entrevistas que foram realizadas com os alunos participantes do coral, no intuito de aferir as percepções sobre a aprendizagem musical dos integrantes do coral da escola. A pesquisa trouxe considerações e explicações acerca da prática coral no contexto escolar, bem como explanações no que se refere aos significados dessa prática musical, pela perspectiva dos alunos, extraídas a partir dos dados coletados no decorrer da prática coral e da pesquisa, respectivamente.
Presidente - 2560202 - CARLA PEREIRA DOS SANTOS
Interno - 2560200 - JOSELIA RAMALHO VIEIRA