PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: SULEIGMA DINIZ SILVA

BANCA DE QUALIFICAÇÃO

DISCENTE - SULEIGMA DINIZ SILVA

Orientador:         ARTHUR MARQUES DE ALMEIDA NETO

Coorientador:     JERONIMO VIEIRA DE LIMA

Local:    Videochamada

Data:     04/08/2023

Hora:     13:00

Tipo da banca:   QUALIFICAÇÃO

Número de páginas:       83

TÍTULO: TEATRO, GÊNERO E LITERATURA: UM DIÁLOGO QUE INTERLIGA SABERES

RESUMO: Esta pesquisa consiste em construir uma discussão sobre o desenvolvimento de um processo pedagógico e artístico que articula a linguagem artística e da literatura, de forma interdisciplinar, para o trato transversal de questões de Gênero, como intervenção pedagógica. Dessa forma, relacionar o Teatro do Oprimido de Boal, em especial o Teatro Fórum, com a prática de jogos teatrais, nas aulas de Artes, como possibilidade lúdica de tratar as questões de Gênero na perspectiva do oprimido. A escola campo dessa pesquisa é a escola Frei Campo Mayor no distrito de Goiana-PE, já os educandos e educandas envolvidos e envolvidas nesse projeto são dos 2º e 3º anos do ensino médio. Essa pesquisa possibilitou aos educandos e educandas uma reverberação acerca das questões de gênero e seus múltiplos desdobramentos. Relata-se o desenvolvimento dos encontros realizados como possibilidade de refletir sobre a prática pedagógica, bem como para verificar o caminho percorrido nessa intervenção pedagógica. Com relação a culminância, realizou-se uma apresentação do Teatro Fórum na qual a temática cerne foi a questão de gênero.

PALAVRAS-CHAVE: Gênero, Arte-Educação, Teatro do Oprimido, Literatura.

MEMBROS DA BANCA

ARTHUR MARQUES DE ALMEIDA NETO  - Presidente

JERONIMO VIEIRA DE LIMA - Externo à Instituição (Coorientador)

LIRIA DE ARAUJO MORAIS - Interno