PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LÍLIAN KELEN SOUSA PINTO

DISCENTE: LÍLIAN KELEN SOUSA PINTO
DATA: 23/08/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Novo Ensino Médio e o Currículo de Pernambuco: a vivência do grupo de dança Fulôres de palco como resistência e permanência da arte no chão da escola.
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Ensino de arte; Dança; Currículo de Pernambuco; Processo Criativo; Resistência.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Este trabalho trata de uma investigação acerca da permanência da arte e da dança na escola, realizada ao longo do ano de 2022, após 10 anos na Escola de Referência em Ensino Médio de Beberibe, no bairro de Beberibe, zona norte do Recife – PE, tendo como base o trabalho desenvolvido pelo grupo de dança Fulôres de Palco, formado por estudantes da referida unidade escolar. As ideias foram colhidas a partir das aulas de dança ministradas dentro das disciplinas denominadas Eletivas, que fazem parte da mudança proposta do Currículo de Pernambuco para o Novo Ensino Médio e que encontram respaldo na BNCC e na Instrução Normativa n.º 003/2021, que esclarece sobre a inserção desta e de outras disciplinas nas escolas da rede pública estadual de ensino do Estado de Pernambuco. A pesquisa foi participante e com abordagem qualitativa, sendo o próprio Fulôres denominado seu grupo focal como principal instrumento de coleta de dados.
Presidente - 1425350 - LIRIA DE ARAUJO MORAIS
Interno - 3153901 - MARCIA MARIA STRAZZACAPPA HERNANDEZ