PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO - FRANCISCO DE ASSIS GOUVEIA

Discente: FRANCISCO DE ASSIS GOUVEIA

Orientador: ARTHUR MARQUES DE ALMEIDA NETO

Coorientador: VICTOR HUGO NEVES DE OLIVEIRA

Local: Videochamada

Data:  31/08/2023

Hora:  09:00

Tipo da banca:        QUALIFICAÇÃO

Número de páginas:          45

Grande Área:          Lingüística, Letras e Artes

Área:  Artes

Sub-Área:     Teatro

TÍTULO: A FORMAÇÃO DO ARTISTA/DOCENTE: Um estudo autoetnográfico

RESUMO

Esta pesquisa compara práticas pedagógicas aplicadas ao treinamento de atores na construção de espetáculo teatral e as práticas pedagógicas desenvolvidas para o ensino de teatro na rede básica de ensino analisando suas contribuições para a formação do artista/docente. A ideia-conceito de artista/docente se constitui na categoria teórica central, articulada à compreensão do Ser Consciente-Sensível-Cultural, de Ostrower (2003), do Ser Total, de Fischer (2002), Docente como Pesquisador, de Pimenta (2005), Vasconcelos (2005) e Libâneo (2007), como também está fundamentado na formação do artista por uma perspectiva da transcendência, a partir dos estudos de Olsen (2004), Icle (2006) e Nunes (2012). Trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico, na qual o pesquisador irá analisar suas experiências como ator e como professor de teatro, nos diários de bordo e demais registros que se constituirão na materialidade de investigação desta pesquisa. A partir da análise temática sobre o conteúdo dos diários e demais registros, busca-se refletir sobre as abordagens pedagógicas e artísticas identificadas tanto nas experiências de ensino de teatro como nas práticas de formação artística, em diálogo com as abordagens teóricas e com as práticas do artista-docente na atualidade. Ainda, pretende-se desmitificar esses dois exercícios como formas isoladas, uma vez que ao ser artista/docente ele amplia seu “ouvido” e “voz” no entendimento do campo do Teatro, o que contribui na compreensão de seus exercícios e suscita uma consciência de sujeito de seu ato: um artista/docente criador, emancipado e protagonista de sua prática artística e pedagógica.

PALAVRAS-CHAVE

Práticas pedagógicas; Formação em Arte; Treinamento de Atores; Docência em Teatro; Artista/Docente.

MEMBROS DA BANCA

CPF   Nome Email  Instituição     Tipo

977.569.034-04      ARTHUR MARQUES DE ALMEIDA NETO -  UFPB Presidente

106.455.237-47      VICTOR HUGO NEVES DE OLIVEIRA - UFPB Interno

027.156.654-07      Charles Ricardo Leite da Silva - UFPE Externo à Instituição

675.126.744-49      JERONIMO VIEIRA DE LIMA  - URCA Externo à Instituição