PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ELIENE NUNES DE ALMEIDA

DISCENTE: ELIENE NUNES DE ALMEIDA
DATA: 30/10/2023
LOCAL: CCTA
TÍTULO: VAMOS BRINCAR DE RODA? MOVIMENTANDO-SE E APRENDENDO MÚSICA
PALAVRAS-CHAVES: movimento corporal; educação musical; cantigas de roda
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A proposta desta pesquisa foi realizar um processo pedagógico musical com os educandos e educandas do 1º ano da Escola Municipal Hidelbrando Silva – Cabedelo. Tínhamos como objetivo relacionar o aprendizado da música com a vivência corporal. Desta forma, foi desenvolvida estratégias de ensino musical, com os conteúdos inspirados nos métodos de Dalcroze, considerando a contemporaneidade e a realidade sociopolítico-cultural do grupo a ser pesquisado. Utilizamos as músicas de cantigas de roda para as dinâmicas das aulas/oficinas, levantando uma discussão sobre a sua origem, o papel que ela vem desempenhando, a função que hoje a ela é atribuída, e as possibilidades didáticas. Nesse sentido, foram realizadas 10 aulas/oficinas de forma presencial com duração de 45 minutos, com a única turma do 1º ano do ensino fundamental, com todos os 14 alunos matriculados neste ano/série com idades entre 5 e 7 anos. Para cada aula, utilizamos uma cantiga musical diferente, seguida de uma proposta, objetivo e habilidades a serem trabalhados. As atividades foram realizadas de forma coletiva, para despertar a sensação de pertencimento da turma, bem como garantir a interação de todos, enfatizando sempre a música e o corpo em movimento, usando o lúdico e a criação. Esta pesquisa é participante e a metodologia é de natureza aplicada pois se consolidou através de observações de vivências na escola. O objeto de estudo se desenvolveu na proposta das 10 aulas/oficinas, na aplicação e na descrição da experiência. A abordagem foi qualitativa, pois em sua conclusão, foi analisado e relatado todo o processo. Como resultado, obtivemos todo o processo de construção e relato da proposta curricular, ao mesmo tempo em que analisamos o que foi atingido a partir da experiência. Produzimos também 10 planos de aula para o ensino da música para a primeira série do ensino fundamental, utilizando as cantigas de roda, e o corpo em movimento.
Externo ao Programa - 1982993 - ELTHON GOMES FERNANDES DA SILVA
Presidente - 338243 - GUILHERME BARBOSA SCHULZE