PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: SEVERINA CHARLITA BICHARA

DISCENTE: SEVERINA CHARLITA BICHARA
DATA: 01/12/2023
LOCAL: Sala de Reuniões - CCTA
TÍTULO: TEATRO DE OBJETOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS E ALUNAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
PALAVRAS-CHAVES: teatro de objetos; educação de jovens e adultos; prática docente.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: As práticas teatrais na escola contribuem para a valorização das individualidades, o fortalecimento da autoestima do alunado, além de desenvolver a criatividade e diferentes formas de se expressar e se comunicar no contexto social. Desse modo, as atividades teatrais no ensino básico são fundamentais para que os estudantes passem por experiências diversas, em suas diferentes nuances. Uma dessas nuances é a experiência com a linguagem artística do Teatro de Objetos, cujo referencial artístico trabalha com ressignificações, releituras e muita criatividade. A fim de tratar desse referencial artísticopedagógico, tem-se como objetivo investigar as possíveis contribuições do teatro de objetos para a formação dos educandos e educandas da EJA, da Escola de Ensino Fundamental Odilon Ribeiro Coutinho – localizada em Tibiri – Santa Rita-PB. A metodologia adotada é a da pesquisa qualitativa, de cunho interventivo, caracterizada como pesquisa-ação, com respaldo na Abordagem Triangular Proposta por Ana Mae Barbosa (2004). A Abordagem Triangular constitui-se por práticas que estejam relacionadas à contextualização, à apreciação e ao fazer artístico. Como procedimentos metodológicos investigativos foram realizadas oficinas com jogos e exercícios teatrais, ressignificação de objetos em sala de aula, rodas de diálogos, elaboração de vídeos e registros em fotos, realização de espetáculo-jogo, num processo dialógico e de avaliação constante. A finalidade em se trabalhar com o Teatro de Objetos com a turma da EJA é explorar questões do cotidiano por meio de histórias criadas, a partir dos significados dados aos objetos, considerando sua natureza, textura, função e forma; a interação e a criatividade no processo de ressignificação de objetos, através da produção do diálogo, fazendo-se também uso da improvisação, através da linguagem teatral, sobre diferentes temáticas. Ao final do estudo, concluiu-se que as atividades propostas contribuíram para que os(as) educandos(as) tivessem a oportunidade de vivenciar a linguagem cênica, desenvolvendo habilidades como criatividade, expressão corporal, expressão oral, improvisação, interatividade, exposição das atividades realizadas, além de propiciar momentos de descontração, combatendo a timidez, melhorando também a autoestima. Espera-se que esse tipo de trabalho possa viabilizar, em outras ocasiões, novas experiências que deem continuidade e ampliem este projeto de intervenção.
Presidente - 338243 - GUILHERME BARBOSA SCHULZE
Externo à Instituição - JERONIMO VIEIRA DE LIMA