PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: KALINA KELY MIRANDA LEITE

DISCENTE: KALINA KELY MIRANDA LEITE
DATA: 11/02/2019
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: ANÁLISE DA COMPREENSIBILIDADE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DIVULGADAS PELO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Transparência; Controle Social; Demonstrações Contábeis do Setor Público; Compreensibilidade; Conhecimento da Linguagem Técnica; Popular Reporting.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: Diante da atual conjuntura de escandalos de corrupcao presenciados pela populacao e pelo aumento da insatisfacao quanto ao desempenho dos gestores e ao desperdicio dos recursos publicos por parte da administracao publica, os cidadaos tem exigido cada vez mais responsabilidade dos governantes atraves de demandas por mais transparencia dos atos de gestao dos agentes governamentais. Para que esse controle social seja exercido, a qualidade das informacoes emitidas nos relatorios financeiros deve suplantar a complexidade das terminologias utilizadas pela contabilidade. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi investigar o nivel de compressibilidade das informacoes divulgadas pelas demonstracoes contabeis do setor publico brasileiro. Mais especificamente, buscou-se verificar se o conhecimento da linguagem tecnica e a forma de divulgacao dessas informacoes influenciam na compreensao dessas informacoes contabeis, tanto para quem tem conhecimento da linguagem tecnica, como para o cidadao comum sem esse conhecimento. A metodologia utilizada foi a pesquisa experimental, sendo executada a partir da construcao de cenarios, utilizando-se um grupo de controle (G1), que nao recebeu nenhum estimulo intencional e servindo como padrao para comparacao, e tres grupos de tratamento (G2), (G3) e (G4), em que ocorreu a manipulacao das variaveis independentes, conhecimento da linguagem tecnica e popular reporting, para a medicao de seus efeitos sobre a compreensibilidade das informacoes contabeis do setor publico. Para isso, foram utilizados como atores desta pesquisa alunos de instituicoes de ensino superior e de ensino medio integrado distribuidos aleatoriamente nos cenarios experimentais. Os resultados do estudo indicaram que os cidadaos que possuem o conhecimento da linguagem tecnica compreendem mais as informacoes contabeis divulgadas pelo setor publico do que os cidadaos que nao possuem esse conhecimento. Em contrapartida, quando as informacoes foram divulgadas mediante relatorios populares (popular reporting), o nivel de compreensao foi superior. Assim, concluiu-se que a forma tradicional de apresentacao das informacoes contabeis nao favorece o controle social, devido a sua incompreensibilidade, denotando que o popular reporting apresentou-se melhor para esse intento.
Externo à Instituição - CLAUDIA FERREIRA DA CRUZ
Presidente - 2069872 - JOSEDILTON ALVES DINIZ