PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: THALES SPINELLI MAXIMO LINS

DISCENTE: THALES SPINELLI MAXIMO LINS
DATA: 25/02/2021
LOCAL: Plataforma digital - videoconferência
TÍTULO: RENT SEEKING E O PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DE LIMITE ORÇAMENTÁRIO ÀS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS
PALAVRAS-CHAVES: Rent Seeking; Limite Orçamentário; Universidades Federais
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: Fundamentando-se na literatura sobre rent seeking theory, esta pesquisa teve o objetivo de analisar a influência do tamanho, do desempenho e da governança pública na distribuição do limite orçamentário das universidades públicas federais. Para fins da pesquisa, partiu-se da premissa de que fatores estruturais das universidades são utilizados como argumento para ampliar a disponibilidade de recursos das universidades pelo governo federal. A amostra, coletada no período de 2014 a 2018, compôs-se de 55 universidades. Foi utilizada a técnica de regressão com dados em painel, visto que a amostra contém dados seccionais e temporais. Para consecução do objetivo da pesquisa, a variável dependente consiste no valor empenhado (EMP) de seu orçamento discricionário até setembro, período escolhido por ser aquele em que existe mais pressão sobre o governo federal para liberar limites orçamentários. As várias independentes utilizadas na pesquisa foram os fatores estruturais, como tamanho – ‘AGE’, governança – ‘IGobPub’ e desempenho – ‘IGC’ e ‘TSG’. As evidências revelaram que o número de alunos equivalente a ‘AGE’, o índice de governança pública ‘iGovPub’ e o índice geral de curso ‘IGC’ exercem influência positiva sobre o valor empenhado ‘EMP’. Já a taxa de sucesso da graduação não apresenta relação significativa com o recurso recebido antecipadamente pela instituição. Nesse sentido, a pesquisa conclui que o tamanho, a governança e o desempenho qualitativo influenciam o recebimento de mais disponibilidade para o empenho orçamentário. Por fim, este trabalho trouxe contribuições, ao adicionar conhecimentos sobre fatores que são capazes de influenciar o processo de negociação e obtenção de limite orçamentário junto com o Ministério da Educação e sobre o processo de rent seeking e o governo federal.
Externo à Instituição - ALVARO FABIANO PEREIRA DE MACEDO
Presidente - 1859411 - DIMAS BARRETO DE QUEIROZ