PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: RAISSA AGLE MOURA DE SOUSA

DISCENTE: RAISSA AGLE MOURA DE SOUSA
DATA: 15/03/2017
LOCAL: SALA DE MULTIMÍDIA DO CCSA
TÍTULO: PERSISTÊNCIA DE DIVIDENDOS E GERENCIAMENTO DE RESULTADOS EM MERCADOS DE CAPITAIS DA AMÉRICA LATINA
PALAVRAS-CHAVES: Dividend Payout; Payout; Gerenciamento de Resultados; América Latina
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: Este trabalho buscou investigar a relacao entre a persistencia de dividendos e a pratica de gerenciamento de resultados contabeis nas empresas abertas dos mercados de capitais da America Latina. Tendo por base a Teoria da Relevancia dos Dividendos e a Teoria “Bird in the Hand” (LINTNER, 1962; GORDON, 1963), elaborou-se um referencial teorico em que se discutiu a persistencia de dividendos, bem como os estudos anteriores sobre o gerenciamento de resultados. Para atender o objetivo geral e os especificos foram estimados quatro modelos de regressao quantilica em quartis, uma vez que problemas de heterocedasticidade foram identificados na amostra e este tipo de regressao possui robustez a esses problemas. Dentre os modelos, destaca-se o de Lintner (1956), que foi utilizado interagindo com o gerenciamento de resultados (accruals discricionarios), sendo este estimado por meio do modelo de Dechow et al. (2012). A amostra da pesquisa e composta por 1.532 observacoes empresas/ano, equivalentes ao total de 364 empresas, para o periodo de 2001 a 2015. Como principais resultados desta pesquisa, verificou-se que o Dividend Payout das companhias nao sofre influencia do nivel com que as empresas gerenciam seus resultados, mas e influenciado pelas variaveis de rentabilidade do patrimonio liquido, pela oportunidade de crescimento (market-to-book), pelo endividamento e pelo tamanho das empresas, a depender do quartil analisado. No tocante a analise de persistencia de dividendos, constatou-se que os payouts das companhias sao persistentes em todos os quartis analisados. Verificou-se tambem, conforme uma das hipoteses de pesquisa, que na presenca de maior nivel de gerenciamento de resultados os payouts sao mais persistentes. Porem, esse resultado foi evidenciado nas empresas que mais distribuem dividendos (quartis 0.50 e 0.75), uma vez que nas empresas que distribuem menor volume de dividendos (quartil 0.25) essa hipotese foi refutada. Assim, conclui-se que existem indicios de persistencia de dividendos nas companhias latino-americanas de capital aberto que mais gerenciam resultados.
Interno - 1989585 - LUIZ FELIPE DE ARAUJO PONTES GIRAO
Presidente - 1775506 - ORLEANS SILVA MARTINS