PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: CARILES SILVA DE OLIVEIRA

DISCENTE: CARILES SILVA DE OLIVEIRA
DATA: 28/03/2019
LOCAL: LABORATÓRIO DE SAÚDE, ENVELHECIMENTO E SOCIEDADE (LASES)
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE VÍDEO EDUCATIVO PARA O CUIDADOR DE IDOSOS: ASPECTOS DA SAÚDE E HIGIENE BUCAL
PALAVRAS-CHAVES: Idoso. Idoso fragilizado. Higiene bucal. Cuidadores. Saúde bucal.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: A saude bucal e componente inseparavel do sistema de saude corporal, capaz de afetar o bem-estar fisico e psicossocial das pessoas. No contexto da pessoa idosa, especialmente dos idosos que se encontram em condicao de dependencia funcional, esses cuidados tem significativa relacao com a preservacao da saude geral, ficando sob responsabilidade dos cuidadores a execucao das acoes de cuidado. Embora orientacoes sobre higiene corporal e bucal sejam referidas em manuais e cartilhas para cuidadores, sabe-se da dificuldade de acesso e da baixa motivacao para a busca de novos conhecimentos. Objetivos: Os objetivos desse estudo foram: 1- Identificar as publicacoes acerca do conhecimento dos cuidadores sobre saude bucal da pessoa idosa dependente. 2- Identificar como os cuidadores atuam com relacao a saude bucal de idosos dependentes em Institutos de longa permanencia. 3- Elaborar uma tecnologia educativa para cuidadores, abordando aspectos da saude e higiene bucal da pessoa idosa. Metodologia: trata-se de um estudo metodologico, que teve como proposta construir e validar semanticamente um video educativo com orientacoes sobre saude bucal para cuidadores de idosos dependentes. Resultados e Discussao: Foram produzidos dois artigos: 1- “Saude bucal de idosos dependentes e conhecimentos do cuidador: revisao integrativa”, cujos achados do estudo mostraram as dificuldades enfrentadas pelos cuidadores no provimento das praticas de saude bucal aos idosos, bem como a existencia de formacao deficiente, deficit de conhecimentos, sobrecarga de trabalho, crencas negativas em saude e influencia do processo de trabalho na execucao dessas atividades. 2- “Video educativo para o cuidador de idosos: aspectos da saude e higiene bucal”, que foi realizado atraves da aplicacao de um questionario estruturado aos cuidadores de idosos em institutos de longa permanencia. A partir destes resultados, elaborou-se o script do video, o qual foi submetido a avaliacao por um comite de juizes, composto por tres experts, os quais sugeriram alteracoes textuais, a fim de facilitar a compreensao dos cuidadores ao utilizarem o produto tecnologico educativo. Apos a elaboracao da primeira versao, sera realizada a validacao semantica com cuidadores de idosos, que abordara aspectos da escrita, apresentacao de imagens, compreensao do conteudo de audio, aparencia e motivacao. Conclusao: A revisao integrativa da literatura mostrou que o cuidador de idosos apresenta dificuldades na execucao dos cuidados com a saude bucal do idoso, o que traz impacto da prestacao da assistencia ao idoso dependente. A pesquisa ratificou a importancia do uso da tecnologia educativa para a orientacao de cuidadores, constituindo o video uma estrategia que possibilita uma boa apreensao do conteudo, pela dinamica de recursos audiovisuais, com demonstracao pratica das condutas assistenciais.
Presidente - 1631399 - CARMEM SILVIA LAUREANO DALLE PIAGGE
Externo ao Programa - 2287475 - SELENE CORDEIRO VASCONCELOS