PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: ANA PATRICIA DO EGITO CAVALCANTI DE FARIAS

DISCENTE: ANA PATRICIA DO EGITO CAVALCANTI DE FARIAS
DATA: 29/10/2021
LOCAL: https://meet.google.com/kpk-sdsk-cma
TÍTULO: GUIA PARA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM IDOSOS
PALAVRAS-CHAVES: Lesão por pressão; Idoso; Prevenção; Cuidadores.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: No processo natural do envelhecimento, os idosos podem vir a ter limitações físicas ou cognitivas que levam a uma dependência. Além disso, podem desenvolver doenças crônicas que exijam atenção constante e necessidade de permanência em leito hospitalar. Um dos agravantes da longa permanência é a possibilidade de desenvolver lesão por pressão. Para prevenir e tratar, é de suma importância uma equipe multidisciplinar preparada, juntamente com o cuidador familiar, para auxiliar nos cuidados necessários. Objetivos: Analisar a produção científica acerca da prevenção de lesões por pressão em idosos, identificando os fatores predisponentes para o seu surgimento; Compreender a percepção do cuidador familiar na prevenção da lesão por pressão em idosos e Construir um guia educativo para prevenção de lesões por pressão em idosos. Método: Trata-se de um estudo metodológico, estruturado em três etapas: na primeira procurou-se identificar evidências científicas a partir de uma revisão integrativa com busca dos artigos científicos no mês de setembro de 2019 nas bases de dados LILACS, MEDLINE, CINAHL, Scopus e Web of Science. Na segunda etapa, foi realizada um pesquisa exploratória, descritiva com abordagem qualitativa sobre a percepção do cuidador familiar na prevenção da lesão por pressão em idosos, sendo a amostra composta por 50 cuidadores familiares de pacientes idosos que estavam internados no setor da clínica médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley, no período de outubro de 2020 a fevereiro de 2021, estes responderam a uma entrevista semiestruturada, cujos dados transcritos foram analisados com suporte do software IRAMUTEQ. Na terceira etapa, foi elaborado um guia para prevenção de lesão por pressão em idosos com orientações para familiares. Resultados e Discussão: Na primeira etapa, foram selecionados 15 artigos de um universo de 618 publicações. A análise permitiu identificar que a idade avançada, presença de comorbidades, má nutrição, imobilidade, e tempo prolongado de internação configuram-se como fatores de risco. Na segunda etapa, o conteúdo proveniente do corpus textual foi analisado e organizado em classes, observando a representatividade: Classe 1- “Compreensão da causa da LPP”; Classe 2- “Dificuldades no cuidado da LPP”; Classe 3- “Experiências adquiridas com a LPP”; “Classe 4- “Cuidados com a LPP”; Classe 5- “Orientações recebidas no manejo da LPP”. Para a construção do guia, foi utilizado como base os resultados do estudo qualitativo com os cuidadores familiares. Considerações Finais: Os resultados desta pesquisa permitiram identificar diversas lacunas dos cuidadores no seu cotidiano concernente ao cuidado junto aos idosos. Espera-se que o guia possa contribuir com o aprendizado, servindo como um facilitador, promova o conhecimento necessário nos cuidados prestados pelos cuidadores, incentive a mudança de comportamentos e reforce a prevenção, melhorando a qualidade e vida dos idosos.
Externo ao Programa - 2380681 - ADRIANA MARQUES PEREIRA DE MELO ALVES
Presidente - 380.356.264-34 - RONALDO BEZERRA DE QUEIROZ - UFPB