PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: PATRÍCIA ALVES DINIZ PIRES

DISCENTE: PATRÍCIA ALVES DINIZ PIRES
DATA: 24/10/2022
LOCAL: Instituto Paraibano de Envelhcimento
TÍTULO: VÍDEO COM ORIENTAÇÕES SOBRE EXERCÍCIOS DE BAIXO IMPACTO E FUNCIONAIS PARA A PESSOA IDOSA EXECUTAR EM CASA
PALAVRAS-CHAVES: Idoso; Envelhecimento; Exercício Físico; Saúde do Idoso; Recursos Audiovisuais.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: Para as pessoas idosas bem-estar e funcionalidade são equivalentes, e essas foram identificadas como as mais vulneráveis a se infectarem com a Covid-19, a ameaça da pandemia à manutenção da capacidade funcional, pode ter consequências para a qualidade de vida dessas pessoas em um contexto pós-pandemia. Objetivos: Mapear as evidências acerca do impacto da pandemia de Covid-19 sobre o estado funcional dos idosos, através de uma revisão de escopo; identificar o estado funcional das pessoas idosas no contexto da pandemia de Covid-19 e elaborar um vídeo com orientações sobre exercícios de baixo impacto e funcionais para as pessoas idosas executarem em casa. Método: Trata-se de um estudo metodológico de construção de um recurso de informação audiovisual, baseado em evidências científicas, estruturado em três etapas. A primeira etapa foi realizada uma revisão de escopo, a segunda uma pesquisa de campo de caráter descritivo, com abordagem quantitativa com pessoas idosas, com idade igual ou superior a 60 anos. A terceira foi composta pela elaboração do vídeo com orientações sobre exercícios de baixo impacto e funcionais para a pessoa idosa executar em casa. Resultados: Na primeira etapa foram incluídos 22 estudos, majoritariamente, quanto aos periódicos eram especializados em saúde do idoso, como também saúde pública, medicina geral e nutrição. Os estudos eram do tipo coorte, ensaio clínico randomizados, observações clínicas, exploratório, retrospectivos e prospectivos. Participaram desses estudos 8741 pessoas e esta revisão permitiu mapear os principais impactos da pandemia Covid-19 sobre o estado funcional dos idosos. Na segunda etapa os dados da pesquisa demonstraram que as pessoas idosas que participaram do estudo apresentaram-se como frágeis ou em risco de fragilidade, com predomínio de comprometimento na mobilidade, alteração de humor e autopercepção de saúde negativa, além de revelar um comportamento sedentário nessa população, visto que mais da metade não possuíam prática de atividade física regular em sua rotina cotidiana. Considerações Finais: A presente dissertação e seu referido produto apresentam-se como uma contribuição à saúde funcional das pessoas idosas, como foi elucidado ao longo dos resultados das pesquisas, essa população é a mais vulnerável aos efeitos da Pandemia da Covid-19 que impactou o mundo.
Externo à Instituição - KAROLINE DE LIMA ALVES
Interno - 2166087 - MARIA ADELAIDE SILVA PAREDES MOREIRA