PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA DE MEDEIROS NOBREGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA DE MEDEIROS NOBREGA
DATA: 27/10/2022
LOCAL: Instituto Paraibano de Envelhcimento
TÍTULO: VÍDEO SOBRE SEGURANÇA NAADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA SONDA EM IDOSOS
PALAVRAS-CHAVES: Idoso; nutrição enteral; uso de medicamentos; vídeos educativos.
RESUMO: Introdução: O envelhecimento ocorre de forma gradual, resultando na diminuição global da capacidade funcional do indivíduo. A idade, a impossibilidade de se alimentar sozinho, limitação de mobilidade, depressão e outras enfermidades são fatores de riscos que levam o paciente a utilizar a sonda, em especial os idosos. Os cuidados ao paciente que usa sonda de nutrição devem ser prestados por uma equipe interprofissional. A administração de medicamentos por via sonda é uma prática comum. Os principais aspectos que restringem ou contraindicam a administração de medicamentos via sondas são: 1) obstruções das sondas enterais, 2) interações, 3) alterações na farmacocinética, 4) reações adversas gastrointestinais e 5) diminuição ou perda de efetividade e segurança. Objetivos: Investigar as evidências científicas sobre os problemas relacionados à administração de medicamentos por via sonda em idosos; analisar o perfil de medicamentos administrados por via sonda em idosos, em um hospital privado no município de João Pessoa e propor a construção de um vídeo sobre segurança na administração de medicamentos por via sonda em idosos. Método: trata-se de um estudo metodológico, estruturado em três etapas: na primeira etapa será uma revisão de escopo com com busca de artigos científicos nas bases de dados e bibliotecas virtuais Cochrane, Medical Literature Analysis and Retrievel System On-line (MEDLINE/PubMed), Scielo e Scopus. Tendo como descritores em português e inglês: idoso, nutrição enteral, uso de medicamentos, interações alimento-droga, interações medicamentosas, farmacocinética, ações farmacológicas e obstrução do cateter. A estratégia de busca População, Conceito e Contexto (PCC). A segunda etapa será uma pesquisa de campo, do tipo estudo transversal retrospectivo quantitativo que analisará uso de medicamentos por via sonda em idosos. Na terceira etapa será produzido um vídeo sobre segurança na administração de medicamentos por via sonda em idosos. Considerações finais: A finalidade principal deste projeto é a criação de um vídeo educativo, pois acredita-se que a educação em saúde aumenta o conhecimento, a confiança e a satisfação dos pacientes e cuidadores associados ao cuidado e reduz a probabilidade de problemas com o uso de medicamentos por sonda.
Interno - 1583896 - EDILENE ARAUJO MONTEIRO
Presidente - 3366301 - ISLANIA GISELIA ALBUQUERQUE GONCALVES