PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIO EMMANUEL GONÇALVES DA SILVA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIO EMMANUEL GONÇALVES DA SILVA FILHO
DATA: 27/10/2022
LOCAL: Instituto Paraibano de Envelhcimento
TÍTULO: APLICATIVO PARA SUPORTE AOS PACIENTES IDOSOS COM CÂNCER SOBRE OS CUIDADOS PALIATIVOS: ESTIMULANDO CONHECIMENTO E SUSTENTANDO VIDAS
PALAVRAS-CHAVES: Cuidados paliativos. Conhecimento. Neoplasia. Idoso. Software.
RESUMO: Introdução: O avanço tecnológico possibilitou uma melhor assistência a saúde reduzindo a mortalidade e aumentando a expectativa de vida. Umas das consequências da longevidade é o aumento da prevalência das neoplasias que afetam a qualidade de vida das pessoas e uma abordagem que proporciona suporte a estes indivíduos são os cuidados paliativos, entretanto a disseminação dessa especialidade passa por diversos entraves e uma delas é o conhecimento da população sobre o tema. Objetivo: Identificar as produções cientificas sobre o conhecimento, percepção e atitude dos pacientes com câncer sobre os cuidados paliativos; analisar o conhecimento sobre cuidados paliativos por idosos em tratamento oncológico e seus familiares/cuidadores; produzir um aplicativo sobre cuidados paliativos para idosos em tratamento oncológico. Método: Trata-se de um estudo metodológico, de cunho quanti- qualitativo, dividido em três etapas: na primeira, procurou-se identificar evidências científicas a partir de uma revisão bibliométrica com busca de artigos científicos nas bases de dados Scopus e Web of Science, utilizando os descritores indexados palliative care, knowledge, patient e câncer, seus sinônimos. A segunda etapa está sendo uma pesquisa de campo com a meta de atingir 60 indivíduos (30 pacientes e 30 familiares/cuidadores) que estão em acompanhamento em uma unidade de alta complexidade em oncologia no município de João Pessoa/PB, que responderam uma entrevista semiestruturada cujos dados transcritos. Na terceira etapa, será construído um aplicativo sobre os cuidados paliativos em idosos com câncer. Resultados e discussão: Os dados obtidos na primeira etapa compreenderam a análise de 34 artigos do ano de 2003 a 2022 que abordagem o conhecimento de pacientes com câncer sobre cuidados paliativos, sendo evidenciado que a maioria dos pacientes o relacionam com a falta da esperança em cura, a morte e melhor qualidade de vida, e que a os pacientes que são acompanhados pela equipe de cuidados paliativos tem melhor enfrentamento da doença. Na etapa dois, os dados parciais dados obtido através das entrevistas apontam que os pacientes desconhecem o que são os cuidados paliativos ou relacionam com o alívio do sofrimento ou com um medicamento, todos os pacientes gostariam de receber assistência paliativa conforme definição. O grupo dos familiares/cuidadores parecem ter maior conhecimento sobre o tema, conseguindo entender de maneira empírica o que são os cuidados paliativos e também o relacionam com medida de conforto. Os resultados obtidos através das etapas anteriores irá subsidiar a constrição do aplicativo. Considerações finais: Os resultados apreendidos desta pesquisa subsidiarão a construção de um aplicativo contendo recurso audiovisual, facilitando o aprendizado do conteúdo e a compreensão das orientações, a ser usado como uma ferramenta na assistência paliativa de pacientes idosos com câncer.
Interno - 075.347.048-98 - BEATRIZ APARECIDA OZELLO GUTIERREZ - USP
Presidente - 2166087 - MARIA ADELAIDE SILVA PAREDES MOREIRA