PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: FERNANDA BEATRIZ DANTAS DE FREITAS

DISCENTE: FERNANDA BEATRIZ DANTAS DE FREITAS
DATA: 31/10/2022
LOCAL: Instituto Paraibano de Envelhcimento
TÍTULO: ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE ENFERMAGEM PARA A PREVENÇÃO DE PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA PARA IDOSOS
PALAVRAS-CHAVES: Cuidado de Enfermagem ao Idoso Hospitalizado. Terapia intensiva. Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: As Infecções relacionadas à assistência à saúde é um grande desafio da assistência em saúde em todo mundo, entre essas infecções, destaca-se no âmbito dos cuidados intensivos, a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, uma das principais e mais comum infecções que ocorrem nas Unidades de Terapia intensiva. Por mais que esta infecção seja um desafio terapêutico, sua prevenção pode ser realizada através de medidas simples e eficazes, desenvolvidas principalmente pela equipe de enfermagem. Objetivo: Construir e validar um protocolo de prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica em idosos, à luz da Teoria das Consequências Funcionais para a Promoção do Bem- Estar em Adultos Idosos. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica, que propos construir e validar protocolo assistencial para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica em pacientes idosos. O estudo foi realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva em uma instituição hospitalar pública, vinculado ao Sistema Único de Saúde. Na 1a etapa, a construção do protocolo se deu a partir da realização de uma revisão da literatura científica em consonância com a Teoria das Consequências Funcionais para a Promoção do Bem-Estar em Idosos. A 2a etapa consistiu na validação de conteúdo do protocolo por meio da análise realizada pelos juízes (expertises na área) e avaliação semântica por enfermeiros que compõem a equipe da Unidade de Terapia Intensiva. Resultados: A partir dos achados da revisão da literatura, construiu-se a primeira versão do protocolo, contendo 18 intervenção de enfermagem direcionadas a prevenção de Pneumonia Associada à ventilação mecânica para idosos, após a validação dos juízes e enfermeiros a versão final do protocolo dispôs de 14 intervenções, as quais consideraram as mudanças relacionadas ao processo de envelhecimento. Discussão: Com as ações/intervenções de enfermagem elencadas neste protocolo, possibilita um cuidado mais direcionado para as mudanças anatômicas, fisiológicas, imunológicas e estruturais, além de um maior enfoque aos fatores de risco que acometem as pessoas idosas, principalmente no que se refere ao idoso que necessita de cuidado intensivo, proporcionando um cuidado direcionado às particularidades desse público. Conclusão: Dessa forma, a criação do protocolo de Prevenção de Pneumonia Associada à ventilação mecânica para idosos, poderá proporcionar uma assistência mais qualificada e segura a esses indivíduos, além de reduzir os índices de morbimortalidade nas Unidades de Terapia Intensiva nessa faixa etária, com consequente diminuição do tempo de permanência no serviço e redução de gastos hospitalares.
Interno - 1583896 - EDILENE ARAUJO MONTEIRO
Externo ao Programa - 4380117 - KENYA DE LIMA SILVA