PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: CASSANDRA ALVES DE OLIVEIRA SILVA

DISCENTE: CASSANDRA ALVES DE OLIVEIRA SILVA
DATA: 07/11/2022
LOCAL: Instituto Paraibano de Envelhcimento
TÍTULO: CUIDADOS REALIZADOS POR PACIENTES IDOSOS EM SEUS DOMICÍLIOS DURANTE OS INTERVALOS DA TERAPIA HEMODIALÍTICA
PALAVRAS-CHAVES: Insuficiência Renal Crônica, Diálise Renal, Cuidados de Enfermagem, Educação Continuada em Enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: Pacientes idosos em processo de hemodiálise requerem uma assistência diferenciada, que deve conter orientações sobre os principais cuidados que eles devem ter nos domicílios entre as sessões hemodialíticas. Entretanto, quando do retorno para os procedimentos de hemodiálise, eles costumam apresentar piora da condição clínica, comparando-se sinais vitais, controle do peso e identificação de sinais e sintomas na alta da sessão de hemodiálise e no seu retorno à clínica para nova sessão, confirmando-se que não seguem as orientações a serem cumpridas em seus domicílios. Objetivo: analisar os cuidados realizados por pacientes idosos em seus domicílios durante os intervalos da terapia hemodialítica. Método: pesquisa dividida em duas etapas. Na primeira foi realizado um estudo descritivo e transversal, em uma clínica de hemodiálise, em que foram identificados os principais problemas relatados pelos pacientes idosos no retorno para os procedimentos hemodialíticos e as orientações de enfermagem que lhes foram ministradas. Após, foi elaborado um plano de cuidados de enfermagem envolvendo todas as orientações necessárias durante e as seções de hemodiálise e no domicílio. Na segunda etapa do estudo, elaborou-se um produto tecnológico direcionado aos pacientes idosos em tratamento hemodialítico, para orientá-los em relação ao seu cuidado domiciliar; tratou-se de uma pesquisa aplicada de produção tecnológica em que se adotou o Método do Design Centrado no Usuário. Resultados: identificou-se que os pacientes apresentavam comportamentos inadequados e recorrentes, durante a permanência em casa, com alimentação desacertada, realização de trabalho físico, ausência de repouso, ingestão excessiva de líquidos, descuidos em relação à Fistula Artério-Venosa e ao cateter, edemas no rosto, pernas e olhos, entre outros. As orientações de enfermagem ministradas durante a hemodiálise eram verbais e indicavam ao paciente que evitasse ingerir água exageradamente, que fizesse compressas frias na fístula no dia da sessão de hemodiálise e compressas mornas na fístula, que avisasse a clínica em caso de ausências. O plano de cuidados elaborado ancorou-se na experiência profissional da autora e no respaldo da literatura consultada e envolveu várias etapas de procedimento a serem realizadas pelos enfermeiros na Clínica de Hemodiálise, considerando uma série de procedimentos iniciais, aqueles durante a hemodiálise e os após a hemodiálise, incluindo-se as recomendações a serem seguidas no âmbito domiciliar. Quanto ao produto tecnológico, foi construído um protótipo de um infográfico, a ser disponibilizado na web, com orientações ao paciente em tratamento hemodialítico sobre como proceder em seu ambiente domiciliar, entre os intervalos das hemodiálises. Contém, essencialmente, informações relacionadas aos cuidados com a fistula arteriovenosa, com o cateter, com o cuidado dietético, com o controle hídrico, com a atenção em casos de sangramentos, com a aferição da pressão arterial, com a necessidade de repouso, com a realização de atividades lúdicas, entre outras. Conclusão: os cuidados realizados pelos idosos em domicílio estavam inadequados e as informações fornecidas a eles incompletas. Foi elaborado um protótipo de Infográfico com cores claras e com o desenho de uma enfermeira realizando orientações sobre como devem ser esses cuidados. A versão final, posteriormente, será disponibilizada aos pacientes idosos, recomendando-lhes que sigam as orientações propostas, em seus domicílios.
Interno - 1631399 - CARMEM SILVIA LAUREANO DALLE PIAGGE
Externo à Instituição - Fábio de Souza Terra