PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: VIVIAN LACERDA WANDERLEY DE ALBUQUERQUE

DISCENTE: VIVIAN LACERDA WANDERLEY DE ALBUQUERQUE
DATA: 16/12/2022
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: VÍDEO INFORMATIVO SOBBRE A INFLUÊNCIA DA ESPIRITUALIDADE/RELIGIOSIDADE PARA O BEM-ESTAR DO IDOSO
PALAVRAS-CHAVES: saúde; idosos; COVID-19; espiritualidade.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: Sabe-se que a religião e a espiritualidade têm relevante contribuição para o bemestar do indivíduo, sendo uma ferramenta de auxílio ao enfrentamento de situações de crise. Assim, é importante o estudo de estratégias voltadas a amenizar os danos causados, principalmente à população idosa, pela situação ocasionada pela pandemia da COVID-19. Objetivos: Extrair da literatura evidências científicas acerca da influência da espiritualidade/religiosidade na população idosa em situações de crise. Investigar a influência da espiritualidade/religiosidade para o bem-estar dos idosos em situações de crise. Confeccionar um vídeo informativo sobre a influência da espiritualidade/religiosidade no bemestar do idoso em tempos de crise como ocorrido durante a pandemia de Covid-19. Material e método: Trata-se de um estudo exploratório com uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada com idosos cadastrados no CRAS e CENTROCOR. A coleta de dados se deu por meiode avaliação clínica e de entrevista semiestruturada, cujas respostas foram gravadas para posterior análise, além de dados sociodemográficos dos participantes (idade, escolaridade, renda mensal, religião). Os dados foram avaliados por análise de conteúdo, para apreender a contribuição da religião/espiritualidade durante a pandemia de COVID-19 para o bem-estar dos idosos avaliados, previamente processados no software IRAMUTEQ.
Externo à Instituição - ADRIANA QUEIROGA SARMENTO GUERRA
Presidente - 380.356.264-34 - RONALDO BEZERRA DE QUEIROZ - UFPB